A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (16) sessão solene em homenagem aos duzentos anos de aclamação de Dom João VI. A homenagem foi solicitada pelo deputado Evandro Gussi (PV-SP), coordenador da comissão especial criada para celebrar o bicentenário da independência do Brasil.
Gussi ressaltou que os eventos comemorativos do bicentenários da independência são necessários para restaurar a realidade dos fatos sobre a construção do Brasil e a sua independência. “O espirito da independência brasileira, que não foi de ruptura, não foi revolucionaria, foi um processo de amadurecimento”, disse.
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Durante a sessão solene, estudantes ganhadores do concurso sobre o tema foram premiados
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ressaltou a importância de Dom João VI, para o desenvolvimento do Brasil através da abertura dos portos para o comércio internacional e a criação do Banco do Brasil, entre outras medidas. “Fundamental para a mudança de rumos na economia. Apenas quatro anos separam a aclamação de Dom Joao VI da declaração de independência do Brasil”.
Lançamentos
Durante a sessão foi lançado o selo comemorativo alusivo aos duzentos anos da aclamação de Dom João VI pelo presidente Interino da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Carlos Fortner.
O deputado Evandro Gussi lançou a publicação “D. João VI e a construção das bases do Estado Nacional”, obra comemorativa dos 200 anos da aclamação de D. João VI, da Edições Câmara, em parceria com o Centro Cultural da Casa.
Premiação
Durante a sessão solene, foram premiados os ganhadores do concurso realizado pela Câmara dos Deputados: “A aclamação de Dom João VI, a construção do Estado brasileiro durante seu reinado e o modo como esses eventos influenciaram a independência do Brasil”.
A estudante Ana Eduarda Martins Stolarczk recebeu o prêmio no concurso de desenhos e o estudante José Alexandre Garbelini Massucato foi o vencedor do concurso de vídeos.