sábado, 30 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Finanças rejeita proposta que previa declaração fiscal única para organizações sem fins lucrativos

19/05/2018
in Política

A Comissão de Finanças e Tributação recomendou o arquivamento de proposta que cria uma declaração única de informações socioeconômicas e fiscais da pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos de pequeno porte (fundações, associações, ONGs, entidades religiosas e outras). O texto (PL 8129/17) é de autoria do senador José Medeiros (Pode-MT) e deve ser arquivado pela Câmara, a menos que haja recurso para análise do Plenário.

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Yeda Crusius (PSDB RS)
Yeda Crusius constatou a inadequação orçamentária e financeira da proposta

A relatora, deputada Yeda Crusius (PSDB-RS), constatou a inadequação orçamentária e financeira da proposta e nem chegou a analisar o mérito. Ela lembrou que a Emenda Constitucional 95, que instituiu o Novo Regime Fiscal, reforçou o papel da Comissão de Finanças e Tributação no controle de alterações legislativas geradoras de impacto orçamentário.

A relatora destacou que o PL 8129/17 buscava alterar o regime de cobrança das multas aplicáveis à pessoa jurídica que deixar de apresentar a declaração única de informações socioeconômicas e fiscais ou que a apresentar com incorreções ou omissões. “Sob esse aspecto, a medida inegavelmente gera renúncia de receita orçamentária”, disse.

Nesse caso, continuou Yeda Crusius, a tramitação da matéria deveria subordinar-se à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018 (Lei 13.473/17). O artigo 112 dessa lei exige que “as proposições legislativas e respectivas emendas que acarretem diminuição de receita da União devem ser acompanhadas de estimativas desses efeitos no exercício em que entrarem em vigor e nos dois subsequentes, detalhando a memória de cálculo respectiva e correspondente compensação”. Nada disso foi feito no PL 8129/17.

Burocracia
O objetivo da proposta, segundo o autor, é que pequenas entidades e associações sem fins lucrativos enfrentem menos burocracia na prestação de contas ao fisco. Atualmente, essas entidades devem manter escrituração contábil regular e completa que registra as receitas e despesas e precisam apresentar todas as declarações exigidas pela legislação tributária.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/557612-FINANCAS-REJEITA-PROPOSTA-QUE-PREVIA-DECLARACAO-FISCAL-UNICA-PARA-ORGANIZACOES-SEM-FINS-LUCRATIVOS.html

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.