sexta-feira, 5 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Comissão rejeita obrigatoriedade de veterinário em indústrias e lojas especializadas

21/05/2018
in Política

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o projeto de criação da EmbrapaTec, matéria objeto do PL nº 5243/16. Dep. Marcos Reategui (PSD   AP)
Marcos Reategui: proposta traz ambiguidades

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço da Câmara dos Deputados rejeitou proposta que torna obrigatória a presença de médico veterinário inscrito no Conselho Regional da categoria em estabelecimentos que industrializem, fabriquem, comercializem ou armazenem produtos de uso veterinário.

O profissional teria a atribuição de ser o responsável técnico do estabelecimento, segundo o Projeto de Lei 7820/17, do deputado César Halum (PRB-TO). Entre as atividades requeridas ao médico veterinário, estão: manter cadastro atualizado dos produtos disponíveis no estabelecimento; assegurar que os produtos sejam adquiridos de estabelecimentos licenciados; garantir condições adequadas de armazenagem; não permitir o fracionamento na revenda e orientar o comprador ou usuário do produto veterinário. 

O relator, deputado Marcos Reategui (PSD-AP), avaliou que a proposta traz ambiguidades que gerariam questionamentos judiciais sobre as atribuições dos médicos veterinários em relação a outros profissionais do setor e da cadeia produtiva – lojas, fábricas, indústrias, hospitais veterinários, entre outros.

Além disso, avaliou que a obrigatoriedade de um veterinário responsável em cada estabelecimento do setor gera um custo alto para criar reserva de mercado para determinados profissionais. Ele avalia que, a depender do estabelecimento, as atividades reservadas pelo projeto ao veterinário poderiam ser cumpridas por um zootecnista ou um químico.

“A distribuição de produtos veterinários é, sim, digna de algum tipo de controle, mas precisa ser pautada pelo princípio da razoabilidade. Neste caso, parece muito mais razoável reforçar o poder fiscalizatório dos órgãos competentes do que condenar economicamente uma série de empreendimentos”, justificou.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/557718-COMISSAO-REJEITA-OBRIGATORIEDADE-DE-VETERINARIO-EM-INDUSTRIAS-E-LOJAS-ESPECIALIZADAS.html

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.