domingo, 31 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Para Afif, organização na base é essencial para o desenvolvimento regional

21/05/2018
in Brasil

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos afirmou nesta segunda-feira (21), em Curitiba, que a organização da sociedade é um dos principais meios para o desenvolvimento regional no País. As declarações foram dadas durante a palestra magna “Melhoria do Ambiente de Negócios no Brasil – Avanços e Desafios”, no Fórum Permanente das Micro Empresas de Pequeno Porte (Fopeme) do Paraná. Entre os principais projetos do Sebrae está o Programa Líder, que estimula a integração e a criação de ambientes favoráveis para empreendedores à nível regional.  

“Temos que nos organizar na base”, afirmou Afif durante a palestra direcionada para o público formado por representantes de 18 Comitês Territoriais de Ambiente de Negócios, do Fopeme e das entidades integrantes do G7, que é o grupo formado por sete instituições do setor produtivo. Segundo o presidente do Sebrae, hoje as lideranças locais precisam pensar coletivamente e não mais individualmente. “Devemos pensar não mais em como resolver o meu problema, mas sim em como vamos resolver o nosso problema”, ressaltou Afif Domingos. “Essa inversão é fundamental em uma cultura de desenvolvimento”, observou o presidente do Sebrae, ressaltando que cada região do País tem características diferentes e não se pode haver tratamentos semelhantes a todas elas. 

Entre os principais projetos do Sebrae, conforme Afif, está o Programa Líder, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios à nível regional. Ele reúne gestores públicos, entre eles prefeitos, a classe empresarial e suas entidades representativas e a sociedade organizada. Todos são empenhados na formulação de estratégias para o desenvolvimento local. O Sebrae disponibiliza a metodologia para a mobilização, qualificação e integração de lideranças e a elaboração de agenda de desenvolvimento.  

Durante sua palestra, Afif voltou a criticar o excesso de burocracia no País. “O processo atrapalha também a democracia, os cidadãos e principalmente as micro e pequenas empresas”, afirmou. Conforme o presidente do Sebrae, é necessária a simplificação do sistema, priorização e vontade política, integração entre os poderes unindo suas respectivas estruturas e aprimoramento de atitude e valores.

O encontro realizado no Paraná aconteceu um dia depois da divulgação dos números do Cadastro-Geral de Emprego e Desemprego (Caged), que coloca o Estado na terceira colocação entre os que mais tiveram empregos gerados pelos pequenos negócios. De janeiro a abril deste ano, foram abertas 25 mil novas vagas pelas micro e pequenas empresas, números inferiores apenas aos Estados de São Paulo e Minas Gerais. “As MPE estão retomando a economia do Paraná e do  Brasil”, observou o diretor-superintende do Sebrae estadual, Vitor Roberto Tioqueta. “Hoje o setor teve um crescimento de 91% no interior”, confirmou o secretário de Planejamento e coordenador do Fopeme, Juraci Barbosa Sobrinho, que representou a governadora Cida Borghetti no evento.

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=8220d24144483610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.