O impacto da utilização de veículos autônomos na segurança viária será discutido nesta terça-feira (22) na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
O deputado Hugo Leal (PSD-RJ), que propôs a realização da audiência, lembra que diversas experiências estão sendo feitas em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil, com a utilização de veículos autônomos e semiautônomos. “[Precisamos] discutir como essa inovação impactará na segurança viária e na mudança do perfil do transporte de cargas e de passageiros”, afirma o parlamentar.
Em março, um carro autônomo da Uber atropelou e matou uma mulher no Arizona (EUA). O acidente suscitou algumas questões sobre o futuro dos carros autônomos, entre elas, de quem é a culpa em caso de um acidente com um veículo desse tipo?
Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
– o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício José Alves Pereira;
– o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Carlos Botelho Megale;
– o coordenador do Projeto Veículo Autônomo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Alberto Ferreira de Souza;
– o membro do Fórum Global para a Segurança Viária (WP.1) Luiz Otávio Maciel Miranda;
– o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho; e
– representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Google e da Volvo (que fechou um acordo com o Uber para o desenvolvimento de uma frota de veículos autônomos).
Participação popular
O debate será realizado a partir das 14 horas no plenário 11 e será interativo. Os interessados poderão enviar perguntas, críticas e sugestões aos deputados pelo portal e-Democracia, no banner abaixo.