sexta-feira, 5 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Senado sedia fórum sobre doenças raras nesta terça-feira

21/05/2018
in Política

O Senado sedia nesta terça-feira (22), das 14h às 18h, no auditório do Interlegis, o 10º Fórum Nacional de Políticas de Saúde, com a participação de políticos, especialistas, iniciativa privada e acadêmicos. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável e coordenado pela Agência de Integração à Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Brasil – Íntegra Brasil, em parceria com o Ministério da Saúde, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Congresso Nacional. O debate poderá ser acompanhado pelo canal do youtube da TV Senado.

Nesta edição do fórum, duas doenças terão atenção especial: hemofilia, que segundo o Ministério da Saúde atinge 11.500 brasileiros e sem um programa de atenção global; e os cânceres raros, difíceis de serem tratados por causa da descoberta tardia e que nem sequer contam com estatísticas no Brasil.

Somente na década de 80, as doenças raras começaram a fazer parte da agenda pública e dos programas governamentais, resultado de um trabalho de pressão popular, feito por meio das organizações da sociedade civil que deram voz e visibilidade às necessidades dos portadores. Também impulsionaram os governos a assumirem o problema de saúde pública e criarem programas específicos para prestar assistência aos pacientes.

O avanço mais significativo chegou em 2014, com a instituição da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras. O objetivo é reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida dos doentes por meio de ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento, redução de incapacidade e acesso a diagnósticos.

Especialistas, gestores públicos e pacientes, no entanto, concordam que é preciso mais. Estima-se que, no Brasil, 13 milhões de pessoas sofram com doenças raras. No mundo, os cálculos chegam a 400 milhões de pacientes de algum tipo de mal que atinge 65 indivíduos em cada 100 mil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Atualmente, cerca de 8 mil tipos de doenças raras já foram identificadas ao redor do planeta. No entanto, o tema não é tratado nas universidades de medicina e muitas dessas enfermidades ainda são desconhecidas pela ciência. Resultado: o diagnóstico precoce, fundamental para qualquer tratamento, é prejudicado.Essa é uma das questões que precisam de solução quando se trata de doenças raras e que estará em debate nesta terça-feira.

Serviço:

10º Fórum Nacional de Políticas de Saúde no BrasilLocal: Auditório Antonio Carlos Magalhães, Interlegis (Senado Federal), Brasília/DFData: 22 de maio de 2018, terça-feira, das 14h às 18h

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/05/21/senado-sedia-forum-sobre-doencas-raras-nesta-terca-feira

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.