quarta-feira, 24 dezembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Projeto de Jucá e Randolfe fixa alíquota máxima do ICMS sobre combustíveis

24/05/2018
in Política

Diante do cenário de alta do preço dos combustíveis, que fez caminhoneiros paralisarem suas atividades em todo o país, os senadores Romero Jucá (MDB-RR) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) propuseram em Plenário, nesta quarta-feira (23), um projeto de resolução que fixa porcentagem máxima para a alíquota do ICMS sobre combustíveis. A intenção, além de reduzir o impacto do imposto no preço final, é propor uma alíquota igualitária para todos os estados. Atualmente a porcentagem do ICMS varia de estado para estado.

Para o projeto ser apresentado oficialmente em Plenário e começar a tramitar, é necessário que 41 senadores subscrevam a proposta. Até a tarde desta quinta-feira (24), 37 senadores haviam assinado em favor da matéria.

Segundo Jucá, a proposta pretende nivelar em 18% a alíquota máxima para a gasolina e o álcool, sem desequilibrar a paridade do preço dos dois combustíveis e sem prejudicar os produtores brasileiros de álcool. Já a alíquota em operações de óleo diesel será de 7%.

— O governo já se reuniu e está analisando a redução da Cide . Mas nós temos que entender que o maior ônus na questão do preço dos combustíveis é o ICMS cobrado nos estados, que varia de forma muito forte, chegando até 35% de ICMS no Rio de Janeiro — afirmou.

Para Randolfe, estabelecer um teto na porcentagem de cobrança do ICSM é necessário para ajustar as grandes diferenças na tarifação. Segundo ele, a Cide representa uma redução de R$ 0,05, enquanto o ICMS corresponde a um terço do preço do combustível. Ele relata que em ocasiões de aumento do preço são afetados principalmente os consumidores e o meio político, ao passo que os estados costumam lucrar com a situação.

— Nós não estamos falando em ampliar o deficit dos estados. Nós estamos pensando em apresentar uma proposta que estabeleça um teto para que nenhum estado perca, e, com isso, nós possamos apresentar uma solução concreta e sustentável para o drama e o problema do aumento do preço de combustíveis no Brasil — esclareceu.

Impacto

O projeto, segundo o senador Dário Berger (MDB-SC), é meritório por não ser uma medida paliativa, pois atua de forma estrutural no problema. A senadora Simone Tebet (MDB-MS), contudo, não vê a redução do ICMS como um meio de resolver a questão integralmente. Ela sugere também uma mudança na política de preços da Petrobras, de modo que o reajuste nas refinarias fosse feito mensalmente ou até trimestralmente — e não de forma diária como ocorre agora.

— Está na hora de a Petrobras dar sua parcela de contribuição e ter um pouquinho mais de espírito de brasilidade. Este é um momento que atinge todos nós. Não atinge o governo, atinge os 200 milhões de brasileiros — declarou.

Favorável ao projeto, o senador Reguffe (Sem partido-DF) cogitou ainda uma redução dos impostos arrecadados com o PIS/Cofins, que, segundo ele, passaram por uma escalada de aumentos no último ano. O senador informou que, de acordo com dados da Receita Federal, de agosto de 2017 a março de 2018 o governo arrecadou R$19 bilhões com PIS/Cofins — um aumento de 111% em relação ao mesmo período anterior.

— Na medida em que, aumentando a base de arrecadação, o governo arrecada mais, então há margem para, sem afetar a arrecadação, o Estado reduzir as alíquotas de impostos. E eu gostaria que isso também fosse feito com o PIS/Cofins — disse o senador.

Foi sugerido também, pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a realização de um estudo sobre os possíveis impactos nos estados e municípios com a redução da tarifa do ICMS. Ela indicou que a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) fosse consultada sobre a proposta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/05/24/projeto-de-juca-e-randolfe-fixa-aliquota-maxima-do-icms-sobre-combustiveis

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.