Para facilitar o processo de autosserviço em restaurantes, tradicionalmente conhecido por self-service, a Mogo Sistemas, de Pato Branco, no sudoeste do estado, desenvolveu o Mogô, um atendente de balança inteligente. O Mogô é capaz de recepcionar os clientes com frases diferentes, pesar o prato, entregar as comandas e desejar uma boa refeição.
A solução inovadora foi pensada para propiciar mais agilidade para clientes e economia para empresas, segundo os sócios da Mogo Sistemas, Flavio Medeira (diretor geral) e Andre Neckel (diretor de desenvolvimento).
“A intenção é otimizar a equipe do restaurante. Em vez de ter alguém exclusivamente na balança, essa pessoa pode estar desempenhando outras atividades, que geram mais retorno para a empresa”, explica Flavio Medeira.
A construção do Mogô é feita na própria empresa, uma inovação na gama de produtos, pois a mesma já produz soluções para bares, cafés, sorveterias e restaurantes, mas na área de software.
“Foi um desafio a mais e também uma evolução combinar o desenvolvimento de hardware e software. Temos uma equipe focada na produção do atendente”, conta Andre Neckel.
O robô tem sido testado com sucesso em um restaurante de Pato Branco e a startup já abriu a pré-venda de cem unidades. Paralelamente, os empresários procuraram o Sebrae/PR para fazer o registro de patente. O caminho indicado foi a contratação do Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, programa que visa a melhoria de processos e produtos e/ou a introdução de inovações nas empresas ou no mercado, com subsídio de 70%.
O consultor do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira, explica que a empresa integra o público-alvo do projeto de Startups e receberá consultoria especializada para fazer o registro da inovação junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
“A Mogo Sistemas é mais uma empresa do ecossistema de inovação do Sudoeste a apresentar algo inovador para o mercado. Mostra que o trabalho do Sebrae/PR e dos parceiros está no caminho certo, ao construir uma trilha para que as empresas da região se desenvolvam. Estão surgindo novos modelos de negócios, ideias e projetos inovadores e com valor agregado”, observa Elizandro.
Acompanhamento desde o inícioA Mogo Sistemas surgiu em 2012, na incubadora de Pato Branco e conta com 19 colaboradores, atualmente. A empresa tem sido acompanhada pela Regional Sul do Sebrae/PR desde o início.
“A seleção para a incubadora aconteceu na sede do Sebrae. Já passamos por outros programas desenvolvidos na região, como o Circuito de Inovação, que nos inspirou a procurar uma solução disruptiva”, conta Andre Neckel.
Além disso, a Mogo Sistemas foi selecionada entre as 20 finalistas do Desafio Sebrae Like a Chef, uma competição de startups com soluções e tecnologias disponíveis para o mercado de alimentação, na Fispal, maior encontro do setor de alimentação fora do lar, sorveterias e cafeterias profissionais da América latina. A feira acontece em São Paulo, de 12 a 15 de junho. Para saber mais sobre o Mogô, a Mogo Sistemas disponibilizou um link direto (https://robo.mogo.com.br/).