domingo, 10 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Lembra do “piloto automático”?

30/05/2018
in Santos FC

Em 56 jogos disputados ao longo da história, o Santos FC mantém uma larga vantagem sobre o Atlético Paranaense, com 27 vitórias e 15 derrotas. Esses times, que jogaram pela primeira vez em dezembro de 1926, em Curitiba, também já disputaram as quartas de final da Copa Libertadores em 2005. Mas o que o torcedor lembra mesmo é o tal do “piloto automático” de 2004, quando o Atlético parecia fazer um voo tranquilo rumo ao título brasileiro, mas acabou atropelado no final pelo Santos FC de Robinho, Léo, Elano e Ricardinho, Mauro, Paulo César, Deivid, Preto Casagrande & Cia.

A cinco rodadas para o fim do Brasileiro e com dois pontos de vantagem sobre o Santos FC, Levir Culpi, técnico do Atlético, disse que sua equipe estava no “piloto automático” rumo ao título. Isso motivou ainda mais os jogadores santistas e o técnico Vanderlei Luxemburgo, que obtiveram quatro vitórias e um empate noa últimos jogos e terminaram à frente do rival com uma vitória sobre o Vasco, em São José do Rio Preto.

Este oitavo título brasileiro do Santos FC só veio depois de muita superação, pois o time teve de mandar vários jogos no Interior de São Paulo, após uma punição da CBF, e ainda ficou sem Robinho em várias rodadas, devido ao sequestro de sua mãe. Para completar, a equipe teve nove gols legítimos anulados durante o campeonato.

No ano seguinte, os times voltaram a se duelar pelas quartas de final da Copa Libertadores. Favorito, o Santos FC poderia ter vencido em Curitiba, pois empatava, criava chances e tinha um jogador a mais, já que um adversário tinha sido expulso. Mas sofreu um gol no final, perdeu por 3 a 2 e ficou com a obrigação de vencer na Vila Belmiro. Porém, desfalcado de Robinho e Léo, convidados para um amistoso da Seleção Brasileira, perdeu por 2 a 0.

A partida praticamente decidia uma vaga para a decisão da Libertadores daquele ano, pois na semifinal o mexicano Chivas Guadalajara já tinha anunciado que jogaria com reservas, o que realmente fez. Na decisão, o São Paulo bateu o Atlético e se classificou para a decisão do título mundial, o que acabou conquistando.

No primeiro jogo, Athié foi o árbitro

Lembra o historiador Guilherme Gomez Guarche, do departamento de memória e estatística do Santos FC, que na primeira partida entre ambos,  jogada em 12 de dezembro de 1926, no Estádio da Água Verde, em Curitiba, o Santos FC venceu por 3 a 1, com dois gols de Camarão e um de Hugo, e conquistou o primeiro troféu interestadual de sua história, a Taça Moreira Garcez.

O curioso desse primeiro confronto é que o árbitro foi Athié Jorge Cury, que no ano seguinte viria a jogar como goleiro no quadro santista e de 1945 a 1971 se tornaria o presidente mais longevo e vitorioso do Santos Futebol Clube. Naquele dia o Alvinegro Praiano jogou com Agne, Bilú e David; Américo, Julio e Renato Pimenta; Omar, Camarão, Hugo, Abel e Evangelista.

Números do confronto

Com informações dos nossos pesquisadores Guilherme Gomez Guarche e Gabriel Santana, vamos às estatísticas do duelo:

No geral as equipes já se defrontaram 56 vezes, com 27 vitórias do Santos FC, 14 empates e 15 vitórias do Atlético Paranaense. Nesses jogos o Santos FC marcou 90 gols e sofreu 62.

Se computados apenas os jogos pelo Campeonato Brasileiro, o Santos FC tem mais do que o dobro de vitórias do oponente. Em 43 partidas são 22 vitórias santistas contra 10 do adversário e 11 empates, com 71 gols a favor e 44 contra.

Se pesquisadas apenas as partidas pelo Brasileiro no estádio no estádio da Arena da Baixada, o Atlético leva vantagem com sete vitórias, três derrotas e cinco empates, em 15 jogos no total. O Santos FC marcou 14 gols e sofreu 19.

O show de Neymar

Em uma de suas grandes exibições no Santos FC, Neymar marcou os quatro gols da vitória de 4 a 1 sobre o Atlético Paranaense, no Pacaembu, em 29 de outubro de 2011. Válida pelo Campeonato Brasileiro e jogada em um sábado, às 18 horas, a partida foi assistida por 18.541 espectadores. O técnico do Santos FC era o interino Tata.

Maiores artilheiros santistas contra o Atlético Paranaense

1 – Neymar, 6 gols.

2 – Ricardinho e Kayke , 4 gols.

4 – Paulinho McLaren, Rui Gomide, Bruno Henrique, Edu e Kléber Pereira, 3 gols.

9 – Robinho, Viola, Alessandro, Camarão. Cícero, Gabriel e Geuvânio, dois gols.

Técnicos que mais dirigiram o Peixe nos confrontos

1 – Vanderlei Luxemburgo, nove vezes.

2 – Dorival Júnior e Emerson Leão, cinco vezes.

4 – Gallo, quatro vezes.

5 – Ademar Pimenta, Antônio Fernandes, Levir Culpi e Pepe, três vezes.

9 – Candinho e Claudinei Oliveira, duas vezes.

(Texto: Odir Cunha / Foto: Arquivo Santos FC)

Fonte: www.santosfc.com.br/lembra-do-piloto-automatico

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.