segunda-feira, 14 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

“Nunca mais vou passar a vergonha de melar o dedo de tinta”, diz aluna do Quero Ler « Acre

31/05/2018
in Acre

Até o fim do ano, governo do Acre pretende alfabetizar mais de 60 mil jovens e adultos por meio do Programa Quero Ler, tirando o estado, definitivamente, do mapa do analfabetismo. Até agora, já são mais de 51 mil pessoas que enxergam a luz do mundo pelas letras.

Entre essas milhares de pessoas está a dona Vicencia Matias de Almeida, de 77 anos. Moradora do município de Feijó, ela é uma animada e atenta aluna da quarta etapa do Programa, que está em execução. Exemplo de vida, ela incentiva outros alunos a aprender a ler e a escrever.

O grande incentivo de dona Vicencia a procurar o Quero Ler foi a vergonha que passava, segundo ela, toda a vez que ia ao Fórum da cidade. “Quando a gente ia lá, no meio da sociedade, tacava o dedo naquela tinta, e eu achava muito feio. Mas essa vergonha eu não passo mais porque já aprendi a fazer o meu nome”, faz questão de dizer.

imagem31-05-2018-14-05-30

Dona Vicencia incentiva outros alunos do Programa a aprender a ler a escrever (Foto: Stalin Melo/SEE)

Sua história não é muito diferente de outras. Assim como tantas experiências, também nasceu em um seringal, o Macau, no município de Tarauacá. Viveu até os 13 anos em uma colocação chamada Areia e ainda morou no seringal São Domingos. Em Feijó, foi trabalhar “na casa dos outros”, como ela mesmo diz, para sustentar os filhos.

Para ela, o que mais chama a atenção é que hoje é possível estudar praticamente em qualquer lugar, bem diferente do seu tempo de juventude, quando as condições eram precárias e não havia acesso à escola como hoje. “Eu, por exemplo, nunca estudei porque sempre morei na zona rural”, disse.

Alguns fatores são importantes, na sua avaliação, para que a pessoa possa aprender a ler e a escrever. O primeiro é o esforço, a vontade própria de cada um, mas ela destaca que a oportunidade dada pelo governo do Acre é fundamental. “Essa programa foi uma grande vantagem dada pelo governo para quem não sabe ler, porque se não fosse ele a gente não iria aprender”, destaca.

Até por conta da idade, dona Vicencia não pretende continuar os estudos depois que concluir o módulo do Quero Ler como faz uma parte dos alunos do Programa, que ingressam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) . “Mas assinando o meu nome, como já assino, e lendo a minha Bíblia, já estou mais do que satisfeita”, comenta.

Quero Ler em Feijó

No município de Feijó, o Programa Quero Ler está no quarto módulo. Ainda há o quinto para ser executado, cujas matrículas ainda estão sendo realizadas. Nesse momento, estão em funcionamento 66 turmas, sendo 33 rurais e 33 urbanas, onde estudam 734 alunos.

A quinta etapa, que contemplará 71 turmas e um total de 768 alunos, terá início no dia 25 de julho e até o final do ano, o governo Acre atingirá a meta de alfabetizar em torno de 4,9 mil jovens e adultos somente no município. Dos módulos anteriores formaram-se nove turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/nunca-mais-vou-passar-a-vergonha-de-melar-o-dedo-de-tinta-diz-aluna-do-quero-ler

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.