terça-feira, 23 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

O Santos FC na Seleção Brasileira

14/06/2018
in Santos FC

O Santos FC até o ano de 2017 teve exatos 83 jogadores que atuavam pelo clube e foram convocados pela Seleção Brasileira. Alguns jogadores do Peixe também foram convocados, contudo não chegaram a participar de nenhuma partida do Selecionado Nacional. Os primeiros jogadores do Alvinegro que defenderam a Seleção foram Arnaldo Silveira e Adolpho Millon Jr, no distante ano de 1914, já o último santista a ser vestir a camisa brasileira foi o meia Lucas Lima no ano passado.

Na Copa do Mundo disputada no ano de 1958, na Suécia, conquistada pelo Brasil, os representantes do Alvinegro foram: Zito, Pepe e Pelé. O Rei Pelé que disputava sua primeira Copa Mundial tinha 17 anos de idade e encantava o mundo com sua arte e magia de seu genial futebol recebendo da imprensa europeia o título de Rei do Futebol.

Já na competição seguinte disputada no Chile, onde o Selecionado sagrou-se Bicampeão Mundial de Futebol, representavam o Alvinegro: Mengálvio, Coutinho, Pepe, Gylmar, Mauro, Zito e Pelé. O capitão campeão que levantou a taça e eternizou o gesto foi o zagueiro Mauro Ramos de Oliveira.

Na Copa Mundial que aconteceu na Inglaterra, em 1966, estavam os atletas santistas: Gylmar, Zito, Lima, Orlando Peçanha, Edu e Pelé. Na competição, o Rei Pelé sofreu forte e violenta marcação dos zagueiros adversários, não podendo mostrar sua genialidade dentro das quatro linhas. Assim, o Selecionado Nacional não obteve uma participação à altura do seu futebol, vistoso e de muita qualidade. Jonas Eduardo Américo, o Edu estava participado do grupo com apenas 16 anos de idade e é o mais jovem jogador a ser convocado para defender o Selecionado Nacional.

No México, no inesquecível ano de 1970, o país viu e vibrou com o Tricampeonato do Selecionado Nacional. Defenderam o time canarinho, os seguintes jogadores: Pelé, Clodoaldo, Carlos Alberto, Joel Camargo e Edu. O capitão do tri brasileiro foi o lateral-direito santista, Carlos Alberto Torres.

Na Copa do Mundo de 1974, realizada na Alemanha, representaram o Alvinegro, Marinho Peres e Edu. Clodoaldo foi dispensado às vésperas do certame por contusão e o Rei Pelé que poderia ter disputado sua quinta e última copa, não quis participar do evento por decisão própria, apesar do pedido popular para que ele jogasse além da própria direção da Confederação Brasileira de Desportos.

E na última vez em que o Santos FC cedeu um atleta para a Seleção Nacional, na Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul, quem representou o Alvinegro Praiano foi o Rei das Pedaladas, Robinho.

Na atual Copa disputada na Rússia, o clube não tem nenhum atleta a representá-lo, embora, dois atletas jogaram e se consagraram pelo Santos FC. São eles, o lateral-direito Danilo e o craque Neymar.

O eterno Rei Pelé é o artilheiro máximo com 95 gols marcados.

Relação dos jogadores santistas que foram convocados e jogaram pelo Brasil com o respectivo número das partidas:
Pelé (113) – Carlos Alberto Torres (61) – Clodoaldo (55) – Edu (54) – Zito (51) – Pepe (41) – Gylmar (38) – Joel Camargo (36) – Neymar (33) – Robinho (28) – Rildo (24) – Lima (19) – Arnaldo Silveira (16) – Mauro e Formiga (15) – Orlando Peçanha e Lucas Lima (14) – Márcio Rossini, Dorval e Coutinho (13) – Marinho Peres (12) – Renato, Djalma Dias, Calvet e Álvaro (11) – Narciso (10) – Mengálvio e Del Vecchio (9) – Sérgio Guedes, Millon, Léo Bastos, Kléber e Ganso (8) – Elano, Diego, Cláudio e Haroldo (7) – Ricardinho, Jamelli, Giovanni e Almir (6) – Robert, Pita, Paulo Isidoro, Nílton Batata, Ricardo Oliveira e João Paulo (5) – Toninho Carlos, Feitiço, Dema, Castelhano, Gabriel e Arouca (4) – Tite, Rafael, Marcos Assunção, Juary, Cláudio Pinho e Constantino (3) – Vasconcelos, Toninho Guerreiro, Silas, Pagão, Marolla, Danilo e César Sampaio (2) e por último com uma só partida: Zetti, Urubatão, Ricardo Rocha, Muller, Hélvio, Geraldino, Esquerdinha, Edu Marangon, Edmundo, Borges, Axel, Araken Patusca, André, Alfredo, Alessandro, Abel e Dorval.

 

Texto de Guilherme Gomez Guarche

Fonte: www.santosfc.com.br/o-santos-fc-na-selecao-brasileira

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.