sábado, 12 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Saúde do Acre implanta Comitê de Investigação Vertical de HIV, sífilis e hepatite B « Acre

17/06/2018
in Acre

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, reuniu-se nesta quinta-feira, 14, com representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac), Conselho Municipal e Estadual de Saúde e do Ministério Público, para tratar da criação do Comitê de Investigação Vertical de HIV, Sífilis e Hepatite B.

Devido ao crescente número de casos de sífilis em todo o Brasil, o Ministério da Saúde (MS), em parceria com o laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), percebeu a necessidade da criação de um projeto para desenvolver métodos e estratégias de combate à doença, que é transmitida não só por relações sexuais, como por meio vertical.

Moisés Viana, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, explica como ocorre a transmissão vertical. “Essa transmissão se dá quando a mulher que tem a sífilis fica grávida, e consequentemente transmite a doença para o bebê. Na maioria das vezes, não há o tratamento de maneira rápida por conta que a gestante não realiza o pré-natal corretamente, onde seria identificada a doença e indicado o tratamento”.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil de 2015 a 2016 houve um aumento de 26,8% de sífilis adquirida, sendo que no caso das gestantes o aumento foi de 14,6% e nos casos quando ocorre a transmissão da doença da mãe para o filho durante a gestação houve um acréscimo de 4,7%.

No Acre não é diferente. Dados mais recentes do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-NET) mostram que em 2016 foram registrados 586 casos de sífilis no estado, sendo 372 em gestantes e 71 casos de sífilis congênita. Já em 2017 foram registrados 920 casos, sendo 425 em gestantes e 92 casos de sífilis congênita.

O projeto pretende realizar uma investigação sobre os casos de sífilis no estado, para assim ampliar as discussões e as estratégias de combate à doença. O Promotor de Justiça Gláucio Oshiro fala um pouco sobre a participação no projeto.

“Nós iremos acompanhar as propostas de intervenção, apoiando às iniciativas as ações, atividades, a fim de encontrar a melhor maneira de combater não só a Sífilis, mas também o HIV e as Hepatites Virais”.

Vale lembrar que a única maneira segura de evitar qualquer Infecção Sexualmente Transmissível (IST) é o uso do preservativo. Em relação à identificação e tratamento da doença, basta se dirigir a qualquer unidade de saúde e realizar o teste rápido, caso dê positivo o paciente é encaminhado para coleta de exames para confirmação da doença e já tem início o tratamento.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/saude-do-acre-implanta-comite-de-investigacao-vertical-de-hiv-sifilis-e-hepatite-b

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.