sexta-feira, 16 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

DESENVOLVIMENTO – Suely Campos reinaugura Usina Hidrelétrica Jatapú com capacidade máxima geração | RORAIMA

18/06/2018
in Roraima

imagem18-06-2018-18-06-40

Após 24 anos operando abaixo de sua capacidade, a hidrelétrica de Jatapu, em Caroebe, está gerando energia elétrica em sua potência máxima, 10 megawatts, garantindo o fornecimento estável e seguro de energia elétrica para os municípios do sul do Estado. O complexo energético funcionava, desde a inauguração, apenas com as duas turbinas instaladas em 1994. Por falta de manutenção, a energia produzida já não atendia a demanda dos moradores do Sul do Estado que sofriam com apagões constantes no fornecimento.

Com o recente investimento, o sistema de Jatapú  está apto para ser interligado ao fornecimento de energia que vem da Venezuela. A obra foi realizada por meio de convênio entre a Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf  (Secretaria Estadual de Infraestrutura) com  investimento de mais  de R$ 66 milhões.

A governadora Suely Campos destacou o momento como histórico e que vai contribuir para o desenvolvimento da região. “Jatapú vai gerar energia confiável para mais de 50 mil moradores. Por se tratar de geração de energia hídrica, o governo vai buscar baratear o valor na conta de energia dos consumidores”, disse.

A obra de revitalização de complementação foi retomada em maio de 2017 quando a governadora ordenou a retomada dos serviços que estavam paralisados devido a atrasos de pagamento. Em menos de um ano, a usina já operava em fase de testes. Na primeira etapa finalizada em outubro do ano passado, a usina operava com 5 megawatts e desde dezembro vem funcionando com capacidade máxima de geração de energia elétrica com 10 megawatts.

Toda a obra contemplou a revitalização de duas unidades geradoras antigas, além da instalação de mais duas novas turbinas com tecnologia moderna e totalmente digitais para complementar a geração. Já na área externa do complexo energético foi  feita a ampliação da subestação elevadora de 69 quilovolts, que recebeu a instalação de novos equipamentos como  quadro de comando de controle, painel de medição e chaves de comando.

Para o presidente da Cerr (Companhia Energética de Roraima), Kleber Coutinho, garantir a geração de energia de qualidade para os moradores dos municípios do sul do Estado é um anseio antigo da população. “Com esforço financeiro e recursos próprios, a governadora atendeu a um anseio antigo da população. Esses 10 megawatts vão atender a demanda de consumo pelos próximos 15 anos”, pontuou.

Morador da Vila Entre Rios há mais de 30 anos, o agricultor Célio Ferreira já sente a diferença quando se fala em energia elétrica. “Antes passávamos horas sem energia, agora melhorou muito o fornecimento. Agora vou poder buscar instalar um sistema de irrigação no plantio de frutas”, comemorou.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=5558

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.