Ao todo, 48 escolas participam das competições. (Foto: Thiago Bezerra/SEE)
Centenas de alunos participaram da abertura da fase Rio Branco dos Jogos Escolares 2018. A solenidade foi realizada no estádio Arena da Floresta, no sábado, 23, e contou com a participação de 48 escolas da capital.
A solenidade foi marcada pelo desfiles das escolas e a apresentação de dança dos alunos da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae).
Para a diretora da instituição, Maria Helena Noronha, a interação dos alunos em atividades como essa é de extrema importância para o desenvolvimento de cada um. “Na Apae temos atividades de educação física e no esporte vemos o empenho deles, inclusive na questão do aprendizado”.
Alunos da Apae realizam apresentação de dança. (Foto: Thiago Bezerra/SEE)
De acordo com o diretor de Esporte da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), Petronildo Lopes, o Pelezinho, restava somente a capital realizar a fase municipal. “Passamos em todo o estado fazendo a fase municipal e a última é aqui. Temos mais de mil alunos participando. Ainda tem a fase estadual até chegar à disputa nacional”.
Pelezinho explica que o esporte é um dos primeiros instrumentos que chega para as crianças e auxilia no combate à violência. “Temos que ter esse olhar de dedicação à prática esportiva, pois por meio dela podemos incentivar nossos jovens a uma vida com qualidade e longe das drogas”.
A professora da escola militar, Flávia Fernandes, conta que os alunos estão ansiosos e otimistas em relação aos jogos. ”Por ser um colégio novo essa é a primeira participação dele na competição, mas os alunos estão empenhados. Estamos treinando as equipes e esperamos ter uma boa participação”.
Alunos levam para a Arena motivação e amor ao esporte (Foto: Thiago Bezerra/SEE)
Hilary Katryne da Costa, 13 anos, aluna do Colégio Militar Dom Pedro II, está participando pela segunda vez dos jogos escolares, em 2017, ela competiu pela escola João Batista Aguiar e conseguiu chegar até a semifinal.
“Jogo futsal há dois anos, na minha última participação nas competições consegui ir até a semifinal, mas meu objetivo é ser campeã. É o primeiro ano da nossa escola e vamos fazer o nosso melhor”, diz a estudante.
Os Jogos Escolares são realização do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), e a prefeitura de Rio Branco.