segunda-feira, 22 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

O barbeiro que imortalizou o topete do Rei

26/06/2018
in Santos FC

O sorriso espontâneo e sincero continua sendo a característica maior de um dos mais famosos barbeiros do Brasil. Apesar de estar prestes a completar 80 anos em setembro deste ano, João Araújo, mais conhecido pelos amigos e clientes como “Didi”, não deixa de comparecer um dia sequer em sua acolhedora barbearia localizada em frente ao portão nº 6 do estádio Urbano Caldeira, no bairro da Vila Belmiro, em Santos.

Didi conta que começou a cortar o cabelo do Rei Pelé, cliente fiel e amigo desde o ano de 1956, quando o Rei do Futebol chegou ao Santos FC. O topete que ele, Didi, criou para o Rei, virou moda entre os jovens durante um bom período da carreira do craque santista que hoje recebe o amigo barbeiro em sua residência no Guarujá para cortar o cabelo sempre com a mesma perfeição, mantendo o mesmo topete de mais de 60 anos.

Didi nasceu na pacata e pouco conhecida cidade de Rio Pardo de Minas, região norte de Minas Gerais, no dia 20/09/1938, sendo o mais ilustre rio-pardense. Chegou a Baixada Santista em 1956, mesmo ano em que cortou o cabelo do Rei pela primeira vez e em que assistiu emocionado o time peixeiro se sagrar Bicampeão Paulista pela terceira vez em sua centenária história. Didi comemorou a conquista com a torcida que voltava do Pacaembu, numa ruidosa festa que varou a noite diante de sua barbearia na Vila Belmiro.

Didi acredita que também está próximo de atingir a marca de mil cortes no cabelo do Rei. Sorridente, lembra a primeira vez em que o garoto de apelido Gasolina entrou em sua barbearia: “Assim que Pelé chegou ao salão, ficou meio desconfiado, afinal eu também era muito novo. Ele perguntou se eu conseguia cortar o cabelo, deixando um topete. Eu respondi: “Vamos tentar!”. Se você gostar eu ganharei um cliente; se não gostar, pelo menos você terá um amigo”. É claro que o eterno Rei do Futebol aprovou e gostou do corte e do topete e, assim, teve início uma amizade que perdura por mais de seis décadas. O que muito agradou ao Rei foi o fato de saber que o amigo Didi é seu conterrâneo, já que ambos são mineiros.

Além de ter o Rei como um velho freguês, Didi também tem como clientes os jogadores Coutinho, Pepe, Mengálvio e outros craques do passado que gostam de frequentar o salão às vezes só para prosear com ele. José Macia, é um dos que mais frequentam a barbearia, grande contador de histórias sempre envolvendo os antigos colegas da máquina de jogar futebol do Santos FC, nos idos dos anos da década de 1960.

O que muitos amigos e clientes que cortam o cabelo ou fazem a barba com o profissional das tesouras, o “seo” João Araújo não sabem, é que o apelido de Didi foi dado a ele pelos jogadores do Santos FC já que os craques do Campeão da Técnica e da Disciplina achavam ele idêntico ao Valdir Pereira, o “Folha Seca”, Bicampeão Mundial com a Seleção Brasileira.

Didi, cabeleireiro exclusivo do eterno Rei Pelé, recorda que quando era um garoto ainda sem profissão definida, chegou na terra de Brás Cubas e foi pedir emprego para um espanhol, dono da barbearia à época. Depois, comprou a barbearia em 1970 e, foi cortando os cabelos dos amigos que ele aprendeu a ser um profissional conceituado e respeitado por todos os fregueses que frequentam o seu estabelecimento comercial, onde exibe nas paredes várias fotos, em sua grande maioria, cortando o cabelo do amigo Pelé.

Nos dias atuais, Didi, apesar da proximidade do estádio do Peixe, já não vai aos jogos com a mesma frequência de antes, preferindo ficar em casa e assistir as partidas do seu time do coração pela televisão: “É mais confortável”, ressalta o santista roxo. Além disso, quem viu aquele time fantástico em campo tem outra visão do que é futebol: “Posso assistir a milhares de jogos, no entanto, ao final de cada um deles, sempre fica faltando aquela magia, característica do time de Pelé e companhia”.

Só nos resta desejar do fundo do coração, ao competente e querido barbeiro Didi, muita saúde e que Deus lhe dê muitos e muitos anos de vida para sempre atender a todos com a mesma simpatia e dedicação dada ao Rei Pelé, em seu simpático ambiente de trabalho na Vila mais famosa do mundo.

Saúde Mestre Didi! O Mago das Tesouras.

TEXTO ESCRITO POR GUILHERME GOMEZ GUARCHE

Fonte: www.santosfc.com.br/o-barbeiro-que-imortalizou-o-topete-do-rei

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.