Nesta quinta-feira (28), técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), realizaram uma operação na lagoa do Parque das Nascentes, para melhorar a qualidade da água.
Desde a última semana, foi detectada a morte de peixes no local e por isso, amostras da água foram colhidas e encaminhas para um laboratório especializado, para análise.
Com o resultado, técnicos da Secretaria identificaram alterações no PH da água, além do excesso de raios solares, o que teria causado a morte dos animais. Para solucionar o problema, as equipes definiram estratégias e com o apoio de um barco, fizeram a dispensa de calcário e adubo na lagoa em quantidade específica para o local.
De acordo com o Técnico em Psicultura, Flamarion de Oliveira, o processo deve ser feito regularmente, já que se trata de uma nascente e a água segue o curso natural. “A análise que foi feita, revelou detalhes químicos, físicos e bacteriológicos da lagoa, precisamos proporcionar uma zona de conforto maior para os peixes e para as produções secundárias”. Disse Flamarion.
Sobre o Parque das Nascentes.
Inaugurado em novembro de 2017, pelo Governo do Estado, o parque mudou a realidade de dezenas de moradores. Antes da obra, o local era conhecido como “brejo do setor 02”. Construída ao lado do Parque do Açaí, a praça tem 25 mil metros quadrados, composta por duas lagoas com tartarugas e cheias de tilápias; área gramada, com pergolado, passarelas e bancos de madeira, academia ao ar-livre e palco para apresentações.
ariquemes.ro.gov.br