O objetivo do CDT é também promover a profissionalização das cadeias de produção
Com o olhar sempre voltado para o desenvolvimento do agronégocio do Estado, a governadora Suely Campos entregou, nessa sexta feira, 29, aos produtores de laticínio do município do Alto Alegre o CDT (Centro de Difusão Tecnológica).
Subsidiado pelo IACTI-RR (Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação), o CDT Alto Alegre se encontrava abandonado, com estrutura deteriorada, e recebeu revitalização e investimento em amparatos tecnológicos, que vão proporcionar aos produtores o beneficiamento do leite e seus derivados, agregando valor e colocando produtos de qualidade do mercado local.
“Estamos entregando hoje essa estrutura importante para incentivar, cada vez mais, nossos produtores a vender o leite à Cooperativa, para ser beneficiado e, consequentemente, gerar maior rentabilidade e qualidade aos produtos derivados”, ressaltou Suely Campos.
Além de resgatar e entregar o local reestruturado aos produtores, o governo entregou também um caminhão frigorífico novo, que vai facilitar o trasporte adequado da produção alimentícia.
O CDT do Leite passa a ser o terceiro Centro revitalizado e entregue ao setor produtivo pela governadora Suely Campos, juntando-se ao CDT do Mel, no Cantá, e ao CDT da piscicultura, em Mucajaí. De accordo com o presidente do IACTI, Marcelo Nunes, a nova unidade veio fortalecer a cadeia produtiva do agronegócio no Estado.
“Certamente, a entrega do Centro vai fortalecer a cadeia produtiva do nosso Estado. É uma determinação da governadora Suely Campos trabalhar para fortalecer ainda mais esse segmento, para auxiliar a agricultura familiar”, disse.
PRODUTIVIDADE – O objetivo do CDT é também promover a profissionalização das cadeias de produção, por meio da oferta técnológica, assim como a formação técnica dos produtores, melhorando o manejo e a qualidade dos produtos.
A Coopercinco (Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos) ficará responsável pelo gerenciamento da unidade. Os produtos fabricados no CDT do Leite terão um preço acessível, alavancando o mercado e trazendo melhorias de renda para os fornecedores de leite.
Durante a solenidade de reinauguração do CDT, o presidente da Coopercinco, Sérgio Medeiros, sugeriu que os produtos beneficiados no local sejam incluídos na merenda escolar.
“Hoje estamos sendo contemplados com esse espaço e quero sugerir que os produtos derivados do leite sejam incluídos na merenda escolar do nosso Estado, para que, desse modo, tenhamos uma garantia de venda”, afirmou.