quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

27º ARRAIAL DO ANAUÁ | “Nordeste” e “Cabaret” são destaque em segunda noite de concurso de quadrilhas | RORAIMA

02/07/2018
in Roraima

Namoro Caipira (3)

As quadrilhas se apresentam até a noite da próxima sexta-feira, dia 6, e são avaliadas em diversos critérios

A terceira noite do Arraial do Anauá foi marcada por muita dança e ritmo no tablado do Anfiteatro durante a segunda fase de apresentações de quadrilhas neste domingo, dia 1º. E o Nordeste foi mais uma vez o grande protagonista nas temáticas escolhidos pelos quadrilheiros. As quadrilhas se apresentam até a noite da próxima sexta-feira, dia 6, e são avaliadas em diversos critérios, como criatividade, tema e tempo de entrada e saída de cada performance.

A Quadrilha Namoro Caipira foi a primeira a se apresentar no Grupo de Acesso, com o tema “No Ceará tem disso sim”, um tributo ao famoso Padre Cícero e o emblemático Estado nordestino. A professora Albanisa Monteiro é uma das organizadoras da Namoro Caipira, que tem 22 anos de existência e conta atualmente com 80 participantes, incluindo quadrilheiros, atores e staff. Segundo ela, o Nordeste é sempre um tema recorrente nas quadrilhas.

“A identidade do roraimense é formada pelo Nordeste, especialmente pelos cearenses. Temos uma representação disso no xaxado e no forró tradicional nas performances”, frisou.

A noiva da Namoro, Tatiana Rodrigues, afirma que a fé, a religiosidade e a cultura cearense são muito marcantes, e por isso o tema foi escolhido pelo grupo neste ano. “O Ceará é um lugar de muita riqueza cultural, como a gente vê com as rendeiras. Por isso o vestido da noiva inclui detalhes em renda, artesanato típico do Nordeste do país. Mas isso não está só na vestimenta. Nossa apresentação também é cheia de referências”, diz Tatiana.

LUAR DO SERTÃO – A Quadrilha Luar do Sertão foi a segunda a entrar no tablado na noite pelo Grupo de Acesso, sendo composta por 21 casais quadrilheiros fora os atores e pessoal da organização. O tema escolhido para esse ano pelo grupo é “José, vem brincar no meu São João junto com a minha quadrilha Luar do Sertão”, que fala de um médico cearense que veio para a Região Norte há muitos anos atrás para estabelecer carreira em Roraima.

O responsável pela organização da Luar é Dirceu Costa, que conta que a expectativa da quadrilha para este ano é ser campeã. O grupo realizou uma apresentação de teatro com a história de vida do médico a Roraima com duas músicas de autoria própria e outras temáticas sobre arraial, festas juninas e o Nordeste. “Nosso intuito é alcançar o grupo Especial”, enfatiza Dirceu.

O noivo da quadrilha novata Luar do Sertão, João Paulo Nascimento, relata que é uma honra dançar no arraial. “Este é o meu segundo ano como noivo. O nervosismo é grande, mas nós estamos indo com tudo e vamos ganhar esse troféu de primeiro lugar na categoria Acesso”, diz.

GARRANXÊ – A última quadrilha a animar o público foi a Garranxê, que faz parte do Grupo Especial e conta com 25 pares de quadrilheiros entre 90 pessoas participantes. O tema escolhido pelo grupo foi “Cabaret”, mais especificamente o famoso Moulin Rouge, em Paris.

“Viemos para mostrar um bom trabalho e uma belíssima apresentação neste ano. Esperamos que os jurados entendam o conceito, pois hoje o mundo da festa junina vive uma modernidade que todos nós temos que nos adaptar e não existe um só tema junino específico. Nós criamos vários temas e isso é legal porque nós criamos uma diversidade dentro do arraial”, explica a organizadora da Garranxê, Carina Ferreira.

A noiva quadrilheira da Garranxê, Milena de Aguiar, diz que essa mistura mostra o luxo e o glamour das mulheres francesas do início do século XX. “Começamos com uma breve apresentação das quadrilheiras que vão dançar a abertura do Cabaret e depois segue o espetáculo com os temas tradicionais do arraial. Nós caprichamos para continuar no Grupo Especial e, claro, para conseguirmos o primeiro lugar na nossa categoria”, enfatiza.

PÚBLICO – Quem estava na arquibancada do Anfiteatro do Parque Anauá pôde conferir todos os espetáculos. Foi o caso da funcionária pública Telma Luísa Peres. Ela conta que ficou encantada com a segunda noite de apresentações do concurso de quadrilhas.

“Gostei muito das danças. A Garranxê foi um espetáculo à parte, mas a Namoro Caipira foi muito bem também. A gente percebe a dedicação do pessoal a cada ano que passa e como eles vêm se profissionalizando na organização. Sinceramente, eu acho que as festas juninas e o arraial de Roraima não perdem para um carnaval ou outras festas populares do Brasil”, afirma.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=5743

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.