segunda-feira, 7 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Dicas da Pri: Eu o amo ou Eu lhe amo?

05/07/2018
in Concursos

Atenção concurseiros apaixonados! Estudar Língua Portuguesa não é importante apenas para ser aprovado em um concurso público, mas também para aqueles momentos mais íntimos e pessoais.

Eis que surge o problema: Ao se declarar a pessoa amada é correto usar Eu o amo ou Eu lhe amo?

Saiba que, apesar da popularidade da expressão “eu te amo”, gramaticalmente, ela está inadequada, sendo a que forma adequada seria “amo-te”. Entenda o motivo:

Os termos ‘te’ e ‘me’ são pronomes pessoais oblíquos e existem algumas regras para usá-los em uma oração (colocação pronominal), contudo é importante compreender alguns pontos.

♦ As orações possuem uma sequência:

Exemplo: Eu amo te

A sequência é formada por sujeito, verbo e complemento (verbal, nominal, adjuntos adverbiais, etc).

♦ Para quebrar esta sequência é necessário que haja uma justificativa, como por exemplo, a presença de palavras atrativas. Estas, como o próprio nome diz, atraem os pronomes – pessoais oblíquos – para perto delas.

Exemplos de palavras atrativas: advérbios; pronomes relativos, demonstrativos, indefinidos etc.

♦ Pronome é a palavra que substitui ou pode substituir um substantivo. Pode ser: pessoal, possessivo, demonstrativo, indefinido, interrogativo e relativo.

♦ Os pronomes pessoais do caso reto são os que, normalmente, substituem os sujeito. Já os pronomes pessoais oblíquos, muitas vezes, substituem os complementos verbais (objetos diretos e indiretos).

Portanto…

Eu (sujeito – pron. pessoal reto) te (objeto direto – pron. pessoal oblíquo) amo (verbo)

A sequência foi quebrada sem que houvesse uma justificativa gramatical para isso. Não há uma palavra atrativa para mudar a posição do pronome oblíquo “te” para antes do verbo.

Entretanto, a forma negativa: eu não te amo, a colocação do pronome fica adequada. Lembrando que “não” é um advérbio de negação.

O que é correto: Eu o amo ou Eu lhe amo?

Confira a resposta para essa questão e muito mais nessa videoaula da série Dicas da Pri, com a Professora Priscila Ferrarotto!

Gostou do vídeo? Então aproveite e se inscreva no canal clicando no sininho para receber todas as notificação e novidades da Nova! » aqui «

A Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Fonte: www.novaconcursos.com.br/portal/dicas/dicas-da-pri-eu-o-amo-ou-eu-lhe-amo-2018-07

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.