terça-feira, 15 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Juízes trabalhistas são capacitados a utilizar ferramenta para a publicação de sentenças líquidas

13/08/2018
in Justiça

Nos dias 9 e 10 de agosto de 2018, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Ejud14), através da Seção de Aperfeiçoamento e Capacitação de Magistrados, proporcionou aos juízes que atuam em Rondônia e Acre capacitação para utilização do PJe-Calc na elaboração de sentença líquida.

O curso foi ministrado pelo servidor da 2ª Vara do Trabalho de Ariquemes, Ronaldo Rodrigues Ferreira, com foco na utilização de publicação de sentenças utilizando a ferramenta PJe-Calc. “É um software de elaboração de cálculo de liquidação de sentença, então o foco é permitir que o magistrado consiga publicar as sentenças de forma líquida, ainda que não todos, mas parte da sua sentença de forma líquida, esse é o foco principal do curso”, ressaltou.

O juiz titular da Vara de Trabalho de Jaru (RO), Ricardo César Lima de Carvalho Souza, destacou que curso é muito proveitoso, pois possibilita conhecer o sistema de cálculo. “Conhecer a forma que é calculada pelo sistema do Tribunal e assim agilizar a prestação jurisdicional”, disse.

A juíza titular da 6° Vara do Trabalho de Porto Velho (RO), Cândida Xavier, falou que o curso é basicamente prático, bastando seguir a orientação do instrutor. “PJe-Calc é um programa muito bom e de fácil utilização. O professor passa os cálculos e vamos fazendo diretamente no sistema, ele acompanhando e ensinando. Eu acredito que todos estão aproveitando, todos estão aprendendo e está dando tudo certo”, explicou a juíza.

“O curso está sendo muito proveitoso porque vai ajudar o juiz a publicar as sentenças de forma líquida, ou seja, já estabelecendo o valor da condenação, das parcelas, das contribuições credenciarias do imposto de renda, um valor realmente completo. E ele traz um ganho de tempo no processo, elimina uma das fases, que seria a fase de liquidação, e só traz benefício para as partes. Facilita também a conciliação porque já se tem um valor exato”, enfatizou o juiz titular da 3° Vara do Trabalho de Rio Branco (AC), Daniel Gonçalves de Melo.

O PJe-Calc foi desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-PA/AP) e adotada, a pedido do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em toda a Justiça do Trabalho, visando à uniformidade de procedimentos e confiabilidade nos resultados apurados.

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.