sábado, 20 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Memória: Garoto de 13 anos despertava a atenção em Bauru

20/08/2018
in Santos FC

No dia 19 de agosto de 1954, o Santos FC jogou na cidade de Bauru e empatou com a equipe do Noroeste pelo placar de 1 a 1 em partida válida do campeonato paulista, com Tite marcando o tento santista, a partida foi no estádio Alfredo de Castilho pertencente ao “Norusca” como era carinhosamente chamado o time do interior paulista.

Na preliminar do encontro acima jogaram as equipes juvenis do Noroestinho e do Bauru Atlético Clube (Baquinho) e no time do Baquinho que era dirigido pelo futebolista Valdemar de Brito, jogou um garoto de apenas 13 anos que tinha fama de ser um craque e que já despertava a atenção do público amante do futebol em Bauru, de nome Pelé, que no seio familiar era chamado de Dico e que foi o artilheiro na vitória do seu Baquinho por 4 a 1 realizando jogadas sensacionais para delírio do público presente na preliminar.

O detalhe maior é que nenhum dirigente do time santista prestou atenção no garoto e nem se interessaram em conversar com ele nem com seu pai nem com ninguém responsável pela equipe do Baquinho que desativou a equipe juvenil nesse mesmo ano.

Somente dois anos depois é que o futuro Rei do Futebol viria para o Santos FC trazido pelo mesmo técnico do Baquinho, já então nos amadores do Noroeste, Valdemar de Brito.
Daí em diante todos os brasileiros conhecem a história do melhor jogador de futebol de todos os tempos, o eterno Rei Pelé.

E foi num dia 07 de setembro de 1956 que essa maravilhosa trajetória teve início no time da Vila Belmiro que jogando amistosamente na cidade de Santo André venceu a equipe do Corinthians FC pelo placar de 7 a 1 no estádio Américo Guazzelli na disputa do troféu Independência ofertado pela Prefeitura local. Pelé marcou o seu primeiro gol pelo Santos aos 36′ da etapa complementar quando já estava em campo o goleiro reserva de nome Zaluar.

Os demais gols foram marcados por Alfredinho (2), Del Vecchio (2), Álvaro e Jair Rosa Pinto. O time santista formou nesse encontro histórico com Manga; Hélvio e Ivã (Cássio); Ramiro (Fioti), Urubatão e Zito (Feijó); Alfredinho (Dorval), Álvaro (Raimundinho), Del Vecchio (Pelé), Jair e Tite. Técnico Luis Alonso, o Lula.

O Rei jogou com a camisa do Peixe 1116 partidas e marcou 1091 gols.

Texto: Guilherme Gomez Guarche – Coordenador do Centro de Memória

Fonte: www.santosfc.com.br/memoria-garoto-de-13-anos-despertava-a-atencao-em-bauru

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.