sexta-feira, 19 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Santos versus Diabos

20/08/2018
in Santos FC

Por: Odir Cunha

O Santos enfrentou o Independiente apenas duas vezes pela Copa Libertadores, ambas pela semifinal da edição de 1964, quando o Alvinegro Praiano era o bicampeão da América e do mundo e o time argentino um emergente do futebol sul-americano. Sem muitos de seus titulares, entre eles Pelé, o Santos perdeu de virada no Maracanã, por 3 a 2, e depois, mais desfalcado ainda, foi derrotado novamente em Avellaneda, por 2 a 1, dando ao adversário a oportunidade de disputar a final e conquistar o primeiro de seus sete títulos na Libertadores. Se jogasse completo, o Santos venceria? Provavelmente. Mas o grande campeão brasileiro queria mesmo era excursionar pelo mundo em busca de dólares e as glórias da deficitária competição sul-americana não o interessavam mais.

Seis meses depois, em fevereiro de 1965, os times voltaram a se encontrar, no Torneio de Caracas e, dessa vez completo, o Santos goleou o adversário e deixou claro quem era o melhor time das Américas, em uma história que será contada mais abaixo pelo historiador Guilherme Gomez Guarche.

A vitória em Caracas representou um dos quatro triunfos do Santos contra o Independiente, em 13 jogos realizados. Houve ainda três empates e seis vitórias do adversário, que marcou um total de 23 gols, contra 19 dos santistas. Como lembra Guarche, “o estádio que tem o nome de Libertadores da América e fica na cidade de Avellaneda, na província de Buenos Aires, o popular ‘Diabo Vermelho’, apelido do Independiente, já enfrentou o Alvinegro, além da mencionada partida da Libertadores, em mais quatro oportunidades, tendo vencido três e empatado uma partida, sendo que desses encontros um foi em caráter amistoso e as outras três pela Super Copa da Libertadores.”

Nenhum confronto, porém, foi tao importante como o desafio da Libertadores, há 54 anos. Agora, finalmente, com forças mais equilibradas, chegou a hora de um novo desafio. Eu confio no Santos. E você?

Cantinflas, um santista no México
Guilherme Gomez Guarche

Com sete conquistas, o Independiente é a equipe que mais vezes ganhou a Copa Libertadores. Como o Santos, também foi duas vezes campeão mundial. Em seu estádio, que fica na cidade de Avellaneda, na província de Buenos Aures, o popular “Diabo Vermelho”, apelido do Independiente, jamais perdeu do Santos, em seis jogos. No entanto, uma conquista marcante, que tem de ser enaltecida, foi o encontro realizado na decisão do Torneio de Caracas, na Venezuela, em comemoração ao 4º Centenário da capital venezuelana, no dia 23 de fevereiro de 1965, que deu ao Peixe o título de campeão do torneio, quando venceu o Independiente por 4 a 0, com dois gols de Toninho Guerreiro e dois de Pelé. O Alvinegro, dirigido por Luiz Alonso Perez, o Lula, formou com Gylmar, Lima, Joel Camargo, Olavo e Geraldino; Mengálvio (Ismael) e Zito; Dorval, Toninho, Pelé (Gilberto) e Pepe (Peixinho).

Na partida anterior desse torneio, na vitória diante do Deportivo Caracas por 3 a 1, quem deu o pontapé inicial do jogo foi o famoso ator mexicano Mário Moreno, mais conhecido como “Cantinflas”. Velho amigo da gente santista, Cantinflas fazia questão de receber a delegação do Peixe em sua mansão, no México, quando o Santos excursionava por esse país da América do Norte.

Partida de número 129 na Libertadores

Quando entrar no gramado do estádio Libertadores da América, em Avellaneda, na próxima terça-feira, o Santos estará disputando a sua partida de nº 129 somente em jogos da Copa Libertadores da América. A primeira participação santista no torneio ocorreu em 18 de fevereiro de 1962, em La Paz, na Bolívia, quando o Santos venceu o Deportivo Municipal por 4 a 3. Até hoje, na Libertadores, o Peixe venceu 71 empatou 26 e perdeu 31 partidas, marcando 251 e sofrendo 146 gols.

Artilheiros santistas contra o Independiente

1 – Toninho Guerreiro, 3 gols.
2 – Pelé e Giovanni, 2 gols.
3 – Coutinho, Dorval, Pagão, Zito, Almir, Peixinho, Pepe, Lima, Ditinho, Paulinho Maclaren e Jamelli e Rotchen, 1 gol.

Fonte: www.santosfc.com.br/santos-versus-diabos

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.