sexta-feira, 19 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Primeira decisão do Brasil

23/08/2018
in Santos FC

Por: Odir Cunha

Nos tempos românticos da Taça Brasil o vencedor das regiões Norte/Nordeste do país enfrentava o vencedor das regiões Centro/Sul para a definição do campeão brasileiro. E nessa época de ouro do nosso futebol Santos e Bahia jogaram três decisões em apenas cinco anos, numa façanha jamais repetida.

Em 1959 o Bahia venceu a primeira partida, na Vila Belmiro, por 3 a 2; perdeu em Salvador por 2 a 0, e venceu a terceira, no Maracanã, por 3 a 1, aproveitando-se da ausência de Pelé, que havia operado as amígdalas, e da atuação desastrosa do árbitro Frederico Lopes, do Rio de Janeiro, que expulsou quatro jogadores do Santos e só um do campeão baiano.

Assim o Bahia se tornou, oficialmente, o primeiro campeão brasileiro e o primeiro representante do país na primeira Copa Libertadores da América, em 1960, em um pioneirismo histórico. Mas o duelo não parou por aí. Em 1961 e 1963 os times voltaram a decidir a Taça Brasil e o Santos ganhou os dois duelos: por 1 a 1 e 5 a 1 em 1961, e 6 a 0 e 2 a 0 em 1963. Esses títulos compuseram as conquistas de 1961 a 1965, no único pentacampeonato legítimo do campeonato brasileiro.

Estatísticas favoráveis

O Centro de Memória do Santos, formado pelos pesquisadores e historiadores Gabriel Pierin, Gabriel Santana e Guilherme Gomez Guarche, além deste humilde escriba, nos informa que o Santos leva uma ampla vantagem nos confrontos diretos com o Bahia, o que nos dá boas expectativas para o confronto deste sábado, às 16 horas, na Vila Belmiro.

No total, Santos e Bahia já se enfrentaram 61 vezes, com 29 vitórias santistas, 13 empates e 19 vitórias do Bahia. O Santos marcou 125 gols e sofreu 83. Só pelo Campeonato Brasileiro fizeram 45 jogos, dos quais o Santos venceu 21, empatou 9 e perdeu 15, marcando 87 gols e sofrendo 54.

Na Vila Belmiro os dois times jogaram 17 vezes, com 10 vitórias do Santos, seis do Bahia e um empate, 37 gols santistas e 21 bahianos. Em jogos na Vila apenas pelo Campeonato Brasileiro foram 15 jogos, com nove vitórias do Santos, cinco derrotas e um empate, 32 gols a favor e 17 contra.

Três decisões em cinco anos

Guilherme Gomez Guarche

Tinha uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pedra que se chamava Bahia e foi essa indigesta pedra baiana, que de forma surpreendente tirou do Alvinegro da Vila Belmiro o seu primeiro título de campeão brasileiro, há quase 60 anos.

A bem da verdade cumpre esclarecer que houve por parte da diretoria do Peixe um certo tom de soberba em relação ao time da Boa Terra, já que o próprio presidente santista pensava em definir a questão em dois jogos, ainda no mês de dezembro daquele ano de 1959, tanto é que ele programou uma excursão pela América do Sul com início no começo do ano seguinte.

E deu no que deu, já que o time da terra de Castro Alves venceu o 1º Campeonato Brasileiro ganhando a primeira partida da final em plena Vila Belmiro, por 3 a 2; depois perdeu a segunda, em Salvador, por 2 a 0, e sagrou-se campeão vencendo a terceira e decisiva partida no Maracanã, por 3 a 1, decepcionando os incrédulos torcedores peixeiros.

Na III edição do Campeonato Brasileiro, em 1961, o time santista ainda sentia o sabor amargo da perda do primeiro título nacional, dois anos antes, para o mesmo Bahia, que agora surgia à sua frente em nova decisão do campeonato. Era chegada a hora de devolver com juros e correção monetária aquela triste lembrança. E foi o que realmente aconteceu…

O Peixe empatou a primeira partida pelo placar de 1 a 1, no estádio da Fonte Nova, na capital baiana, e depois goleou o Tricolor da Boa Terra, no estádio Urbano Caldeira, por 5 a 1, numa exibição de gala em que se redimia do resultado negativo em 1959. Além da vingança, o Alvinegro se sagrava pela primeira vez campeão brasileiro.

Na final da edição do V Campeonato Brasileiro (na época denominado “Taça Brasil”) do ano de 1963, novamente o Alvinegro teve que enfrentar o time do Bahia, chamado carinhosamente por sua torcida de Bahêa, e o Santos, então já mundialmente aclamado como o maior time de futebol do planeta, atropelou a equipe da terra do soteropolitano Dorival Caymmi, vencendo a primeira partida da final pela acachapante goleada de 6 a 0, no estádio do Pacaembu, no dia em que a cidade paulistana completava 410 anos de fundação e recebeu como presente a exibição irretocável do ataque mágico que teve dois gols de Pelé, dois de Pepe, um Coutinho e um de Mengálvio.

Nesse festivo dia 25 de janeiro de 1964, um sábado à tarde, “o Santos de glórias mil”, como dizia o saudoso autor e dramaturgo Plínio Marcos, foi escalado pelo técnico Luiz Alonso Perez, o Lula, com Gylmar; Ismael, Mauro e Geraldino; Haroldo e Lima; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

Na partida de volta, que deu ao Santos o tricampeonato brasileiro, o Bahia foi vencido por 2 a 0, no antigo estádio da Fonte Nova, na bela Salvador, dominado pela autoridade de um time que encantava pela magia de seu futebol-arte comandado pelo Rei Pelé. Foi também essa a última vez em que as duas equipes se encontraram em decisões de títulos.

Primeiro jogo

Amistoso realizado em 2 de abril de 1936

Estádio da Graça, Salvador, Bahia

Santos FC 2 x 1 EC Bahia

Gols do Santos: Raul (2)

Gol do Bahia: Armandinho

Santos: Cyro, Neves e Agostinho; Dino, Ferreira e Jango; Sacy, Moran, Raul, Araken e Antenor. Técnico: Virgílio Pinto de Oliveira, o Bilú.

Bahia: Hamilton, Bubu e Tarzan; Nouca, Neizinho e Vanderlei; Oto, Armandinho (Betinho), Romeu, Tintas e Moela.

Gols do Santos: Raul (2)

Gol do Bahia: Armandinho

Com a vitória, o Santos ganhou duas taças: Taça Prefeitura Municipal e Taça Companhia Construtora Universal Ltda.

Artilheiros santistas do confronto

1 – Pelé, 15 gols.

2 – Coutinho, 8 gols.

3 – Toninho Guerreiro, 7 gols.

4 – Viola, 6 gols.

5 – Bruno Henrique, 4 gols.

Fonte: www.santosfc.com.br/primeira-decisao-do-brasil

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.