terça-feira, 15 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

CNJ fixa prazo para reintegrar juiz afastado há sete anos

12/09/2018
in Justiça

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, em sua 50ª Sessão Extraordinária, realizada nesta terça-feira (11/09), o prazo de 90 dias para que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) realize a avaliação da capacidade técnica e jurídica de um juiz que deseja voltar à magistratura, após cumprir a pena de disponibilidade. O caso discutido pelo Plenário do CNJ envolveu o magistrado Alberto de Amorim Micheli, afastado em 2011 da 1ª Vara da Família do Tatuapé. O juiz foi afastado, entre outras razões, por manter conta conjunta com sua esposa, que foi acusada de trabalhar como advogada para a facção criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC).

A disponibilidade é a segunda sanção mais grave prevista na Lei Orgânica da Magistratura (Loman) – a primeira é a aposentadoria compulsória. O juiz punido com disponibilidade é afastado da função por dois anos, com vencimentos proporcionais. Quem é posto em disponibilidade também fica impedido de advogar ou exercer outras funções, como cargo público.

O período de afastamento conta apenas para aposentadoria, mas prejudica a progressão na carreira, como promoções e o direito a licenças, por exemplo. Cumprida a pena, cabe ao tribunal julgar o pedido de reaproveitamento do juiz.

No procedimento de reaproveitamento de Micheli, o TJSP determinou a análise da vida pregressa, a sujeição do magistrado a exames médicos e psicológicos, bem como a provas de conhecimento jurídico, nos moldes do concurso para ingresso na magistratura. O tribunal alegou ainda não ter recursos para realizar um curso de reaproveitamento. O magistrado recorreu ao CNJ, questionando o procedimento de reaproveitamento imposto pelo tribunal, e obteve uma decisão favorável do conselheiro Valdetário Monteiro, relator do processo.

O conselheiro Valdetário tomou por base, em sua decisão, um processo julgado pelo CNJ no ano passado, de relatoria da conselheira Daldice Santana, em que o órgão determinou que o TJSP avaliasse o retorno de um juiz afastado por disponibilidade há 25 anos. Na ocasião, o CNJ decidiu que a terceira etapa do reaproveitamento do magistrado (avaliação técnico-jurídica) não poderia ser seletiva, ou seja, uma prova cuja reprovação acarrete em prorrogação da pena por mais dois anos. O CNJ determinou que o magistrado passasse por uma capacitação e que a avaliação deveria ser formativa, aproximada ao que se exige hoje em relação à necessidade de formação continuada a todos os magistrados.

No Recurso Administrativo no Procedimento de Controle Administrativo 0007982-02.2017.2.00.0000, envolvendo o juiz Micheli, julgado na 50ª Sessão Extraordinária, o tribunal paulista recorreu ao CNJ, mas a maioria dos conselheiros votou com o relator, no sentido de determinar o prazo 90 dias para cumprimento da última fase da avaliação para reaproveitamento do magistrado. Os conselheiros Arnaldo Hossepian e Henrique Ávila divergiram em parte do relator, para determinar que o tribunal apresentasse um cronograma com o plano técnico e pedagógico estabelecendo qual roteiro o juiz terá que se submeter para voltar à magistratura.

Novo enunciado sobre disponibilidade

Sobre a pena de disponibilidade, a ministra Cármen Lúcia, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), publicou no Diário de Justiça de hoje (11/09) o Enunciado Administrativo 20. A norma estabelece que, “após dois anos da aplicação da pena de disponibilidade, ocorrendo pedido de aproveitamento, o Tribunal deverá apontar motivo plausível, de ordem ética ou profissional, diverso dos fatos que ensejaram a pena, apto a justificar a permanência do magistrado em disponibilidade, mediante procedimento administrativo próprio, conferindo-se prazo para o contraditório”.

Saiba mais sobre a pena de disponibilidade aqui.

Luiza Fariello
Agência CNJ de Notícias

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.