domingo, 14 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Sebrae e parceiros discutem proposta para Centro de Gastronomia em Maceió

09/10/2018
in Brasil

Alagoas é destaque nacional no turismo e na gastronomia, com um vasto potencial para ainda ser explorado nos dois setores. De olho nessas oportunidades, o Sebrae em Alagoas reuniu parceiros, nessa quinta-feira (04), em sua sede, para a Oficina de Construção da Proposta Inicial do Centro Nacional de Referência em Gastronomia. Na oportunidade, os presentes puderam contribuir com ideias para viabilizar a construção do centro em Maceió, que deverá beneficiar micro e pequenas empresas do agronegócio, do turismo e da gastronomia.
O encontro contou com as presenças de membros da Diretoria Executiva do Sebrae Nacional e do Sebrae em Alagoas, representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e renomados chefs de cozinha alagoanos, como Guga Rocha e Sérgio Jucá.
Os participantes propuseram ideias de atuação e estrutura para o Centro Nacional de Referência em Gastronomia, enfatizando que ele também virá para valorizar o que é regional, unindo, ainda, o agronegócio local e trabalhando a agregação de valor em produtos alagoanos. A ideia é que o centro seja construído no Povoado Saúde, região de Ipioca, em Maceió, onde o turismo está aflorando.
Durante a oficina, trazendo informações sobre as tendências da gastronomia local e mundial, Vinícius Lages, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, destacou o advento da utilização de plataformas digitais aliadas à gastronomia em outros países, contribuindo para gerar experiência a partir do consumo de alimentos.
“Com as mudanças que vêm acontecendo neste século, sobretudo de 2007 em diante, trazendo para a palma da mão a capacidade computacional, as pessoas passaram a ligar tudo, como imagens, textos, sons e experiências visualizadas. Tudo isso fez com que o ser humano ampliasse o desejo de ir além, fazendo com que ele tivesse bem mais que a vontade de comer determinado alimento, mas de viver experiências ao degustá-lo”, frisou Vinícius.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional ainda ressaltou a importância de construir um centro que também una a qualidade da gastronomia às narrativas do lugar, o que, segundo ele, os chefs locais e a própria história do estado já permitem.
“Fico sensibilizado pela potência que é o aparato sensorial humano. O gosto deve ser sentido, mas é importante ter uma narrativa, uma linguagem acoplada para que a gente possa distinguir os gostos. Os nossos especialistas e chefs conseguem fazer isso, trazendo uma mediação para aguçar os sabores. Cada vez mais, ter uma mediação é importante para extrairmos o máximo de valor desses produtos. É como o sommelier com o vinho e o barista com o café”, completou Lages.
Marcos Vieira, superintendente do Sebrae em Alagoas, destacou o motivo do estado ter sido escolhido para a implantação do centro de gastronomia. “Alagoas já atrai turistas pela força de sua gastronomia. Unindo esses atores, podemos construir o centro e consolidar esse projeto para que ele tenha resultados promissores e contribua para o fortalecimento da nossa economia. A gastronomia é muito atrelada ao turismo aqui no estado, por isso, pleiteamos a construção desse centro aqui. Acredito que Alagoas já está credenciada para abrigar esse valioso equipamento”, concluiu.
João Flávio Veloso, pesquisador da Embrapa, enfatizou que a construção do centro será fundamental para unir a ciência, a tecnologia e o empreendedorismo à gastronomia alagoana. “Esse centro terá uma complementariedade muito grande com a nova unidade da Embrapa que está se instalando aqui em Maceió e se chama Alimentos e Territórios. Ele trará ainda mais visibilidade ao tema da gastronomia no estado, além da ciência e da tecnologia, que serão cada vez mais associadas à alimentação. Já temos pesquisadores atuando para criar as figuras administrativas e normativas e preparando as propostas técnico-científicas para apresentar aos atores envolvidos”, finalizou.
  

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=7a2609e30e456610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.