sábado, 19 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Sistema de Monitoramento do Acre é referência para o Peru e Bolívia « Acre

18/10/2018
in Acre

Ao longo dos últimos anos, o governo do Acre consolidou seu Sistema de Monitoramento de Riscos Ambientais. O Estado, que já sofreu inúmeros fenômenos naturais, como enchentes e secas severas, é referência nacional e internacional quando o assunto é prevenção e gestão de riscos de eventos extremos.

imagem18-10-2018-22-10-26

Participam do intercâmbio no Acre representantes dos governos de Madre de Dios e Departamento de Pando e a gestora do Sanamhi do Peru (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Esse legado de trabalho despertou o interesse de representantes dos governos do Peru e Bolívia, que vieram a Rio Branco conhecer de perto as experiências da Unidade de Situação de Monitoramento Hidrometeorológico, localizada no Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).

“A gestão do governador Tião Viana deixa como legado a integração de dados de pesquisa e de informações técnicas sendo tratadas e processadas para geração de boletins informativos, relatórios técnicos e estudos publicados que subsidiam a tomada de decisão do governo, sem achismo, e com argumentos científicos que viabilizam uma escolha mais acertada e evitem riscos à sociedade”, observa a diretora técnica do IMC, Vera Reis.

O governo do Estado está auxiliando os países vizinhos na estruturação de uma rede semelhante e efetivar uma atividade trinacional de controle já impulsionada pela Iniciativa MAP (Madre de Dios/PE, Acre/BR e Departamento de Pando/BO).

Segundo a representante do Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru (Senamhi), Mercedes Perales Yabar, é fundamental que os governos trabalhem e construam as políticas de gestão de riscos. “Esse trabalho que o Acre já desenvolve gera mais dignidade à sociedade. Quando não temos uma política estabelecida, pomos em risco o pouco avanço das instâncias públicas que atuam nesse segmento e demais temas ambientais”, salientou.

Participam do intercâmbio no Acre a integrante do governo de Madre de Dios, Ana Cecilia Cama, a gestora do Sanamhi do Peru, Mercedes Perales Yabar e a representante do governo do Departamento de Pando, Carla Rivero.

Bons exemplos

Recentemente o Estado recebeu a visita de gestores do Piauí, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso e já se preparam para recepcionar técnicos do Amapá, para repassar as experiências exitosas adquiridas ao longo dos anos.

“A tendência é que os eventos extremos se tornem fortes e frequentes, portanto, o Acre tem uma iniciativa positiva. O que a gente espera é que haja um reconhecimento da importância desse trabalho ter continuidade na próxima gestão”, enfatizou Vera Reis.

imagem18-10-2018-22-10-31

Dados coletados via satélite mostram alteração no nível dos rios e previsão de chuva (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Destaque mundial

O Fórum Mundial de Águas, deste ano, deu destaque à Iniciativa MAP, por se tratar de um trabalho integrado que visa enfrentar os novos desafios relacionados aos fenômenos naturais recorrentes, como inundações nessa área de fronteira.

A Região MAP abrange as áreas de Madre de Dios (Peru), Acre (Brasil) e do Departamento de Pando (Bolívia) e está situada no sudeste amazônico. Juntas, essas localidades totalizam, aproximadamente, 310 mil quilômetros, possuindo mais de 80% de cobertura florestal tropical, além de uma grande diversidade étnica e cultural, que inclui povos indígenas em isolamento voluntário – os “índios isolados”.

O projeto MAP nasceu em 1999 e conta com o apoio do governo do Estado. Muitas das demandas dessa iniciativa, que surgiu do voluntariado de indivíduos que compartilham os mesmos sonhos e preocupações para a região, tornaram-se políticas públicas no Acre, a exemplo da gestão da Bacia do Rio Acre como prioritária e da implementação da política de gestão de riscos, que se tornou referência nacional e internacional.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/sistema-de-monitoramento-do-acre-e-referencia-para-o-peru-e-bolivia

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.