quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

CASA DA MULHER BRASILEIRA-Inauguração deve acontecer ainda este ano | RORAIMA

29/10/2018
in Roraima

imagem30-10-2018-02-10-15

A inauguração da Casa da Mulher Brasileira está prevista para ocorrer até o final de 2018. Esta foi à definição resultante da reunião realizada entre a governadora Suely Campos e a secretária Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, Andreza Colatto, na manhã desta quinta-feira, dia 25, no Palácio Senador Hélio Campos.

A representante do Governo Federal esteve em Roraima para alinhar com a chefe do executivo os trâmites finais necessários para a inauguração.

“A Casa da Mulher Brasileira é uma obra com mais de três mil metros quadrados, que foi iniciada e concluída na gestão da governadora Suely. O Estado cumpriu todas as etapas para finalizar a obra, mas como se trata de um convênio com o Governo Federal, tinha a dependência da aquisição da mobília, que já começou a chegar. Agora, com a estrutura completa, poderemos entregar à população roraimense esse importante instrumento para que as mulheres possam ter nessa instituição um porto seguro, com toda rede de proteção disponível para combater a violência contra a mulher” destacou Emília Campos, secretária do Trabalho e Bem-Estar Social.

Andreza Colatto avaliou a visita ao Estado de forma positiva. “A obra já está sendo finalizada, e com a colaboração do Governo, das autoridades e instituições envolvidas em breve daremos início aos trabalhos. Essa reunião com governadora foi para ajustar as agendas para inauguração da Casa. Sei do empenho dela na causa feminina, até por ser mulher e entender a necessidade do acolhimento das mulheres que precisam dos serviços”, pontuou.

SOBRE A CASA – Após a aquisição da mobília, o próximo passo será a realização de processos para contratação de serviços para manutenção da Casa, como limpeza e vigia, por meio de convênio federal, para que esteja apta ao funcionamento completo. Neste momento, a Deam (Delegacia da Mulher) já está funcionando no local, assim como a equipe do Ronda Maria da Penha.

A Casa da Mulher Brasileira tem capacidade para atender 15 mil mulheres por mês, com 90 atendimentos simultâneos, onde diversos órgãos garantirão apoio integral à mulher vítima de violência. Dentre estes órgãos, estão o Ministério Público, Defensoria Pública e Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres, que realizarão os atendimentos com ambientes com total privacidade e o acolhimento adequado às mulheres e seus filhos por até 48 horas.

Roraima é o primeiro estado da região norte a possuir uma Casa da Mulher Brasileira. Ao todo, existem três unidades em funcionamento no País, nos estados do Maranhão, Mato Grosso e Paraná, e mais quatros sendo finalizadas, nos estados de São Paulo, Fortaleza, Brasília e a de Roraima.

AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – Além da Casa da Mulher Brasileira, o governo Suely Campos realizou importantes ações para combater a violência contra a mulher em Roraima, dentre elas, a criação, em 2015, da Ceppm (Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres) para propor, coordenar e implementar ações em todo o Estado.

Como uma das iniciativas da Coordenação, o lançamento, em novembro de 2017, da ação “Mulher, o Governo mais perto de você”, com a proposta de levar às mulheres de todo o Estado atendimentos e exames de saúde, atendimentos psicossociais, com a equipe do Balcão de Ferramentas, oficinas de artesanato, design de sobrancelhas e manicure. Mais de 14 mil mulheres já foram atendidas em todo o Estado.

Além disso, em 2016 foi lançado o Ronda Maria da Penha, projeto que contempla viaturas da Polícia Militar em Boa Vista e uma em Rorainópolis que atuam no atendimento de vítimas de violência.Dados da PM apontam que a Ronda Maria da Penha já conseguiu reduzir em mais de 80% das demandas reprimidas em 2017.

Também foram realizadas ações para oferecer qualificação e melhoria da geração de renda para que as mulheres possam se empoderar e sair do ciclo de violência. Dentre elas, o resgate do Clube de Mães, que foi transformado em lei em 2015, e promove a geração de renda de mulheres, por meio de oficinas realizadas em suas sete sedes, localizadas em Rorainópolis; Vila do Trairão, Comunidade do Ouro Vila Três Corações (Amajari); Pacaraima; Bela Vista e Silvio Leite.Nas oficinas de artesanato realizadas pela Setrabes nas sedes dos Clubes de Mães foram mais de 1.200 participantes.

Outro programa resgatado por Suely Campos, o Balcão de Ferramentas, que facilita o acesso ao crédito para que micro e pequenos empresários possam abrir ou ampliar seu negócio, beneficiou, desde 2016, 175 mulheres. E o Qualifica Roraima, programa lançado em agosto de 2017, para oferecer qualificação por meio de oficinas de culinária e cursos preparatórios para concursos.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=6068

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.