quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

OUTUBRO ROSA-Centro de Referência tem papel fundamental no diagnóstico do câncer de mama | RORAIMA

29/10/2018
in Roraima

imagem30-10-2018-03-10-14

Quando ajudava um primo na limpeza de um terreno, tarefa que Eloina Almeida estava até acostumada a fazer, a dona de casa sentiu algo estranho no seio esquerdo. Era como se um caroço estivesse alojado naquela parte do corpo. Sempre atenta com a saúde, procurou um Posto Médico no dia seguinte.

Era novembro de 2016. Do consultório ela foi encaminhada para o CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher). Ainda não sabia o que iria enfrentar, mas chegou decidida a fazer o que fosse necessário.

O ano virou, e 2017 veio com o diagnóstico de que ela teria que retirar a mama por causa de um nódulo, identificado por meio dos exames que fez. Os meses que se seguiram foram de um tratamento rigoroso de quimioterapia, até que em outubro daquele mesmo ano, Eloina deixou a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), com a certeza de que o câncer tinha sido derrotado não só pelo tratamento, mas pela força de vontade que sempre esteve presente ao longo de seus 45 anos de vida.

A rotina em casa mudou. Algumas tarefas, como a limpeza do terreno que salvou a vida dela, precisaram ser deixadas de lado. Mas a alegria nunca deixou de estar presente no dia a dia de Eloina. “Nunca desisti! Mesmo durante a quimioterapia, saia com amigas, porque precisava respirar ar puro, e tenho certeza que isso ajudou na minha recuperação”, disse.

CENTRO DE REFERÊNCIA – A Unidade especializada no atendimento da mulher foi um dos locais que Eloina procurou durante o tratamento que resultou na cura do câncer de mama dela.

Nos últimos quatro anos mais de 17 mil mamografias foram realizadas no local. É de lá que as pacientes com diagnóstico positivo para o câncer são encaminhadas para a Unacon, onde prosseguem com o tratamento.

Alguns hábitos podem contribuir para o desenvolvimento do câncer. “Fumo, álcool, uso de hormônios sem orientação médica, falta de atividade física, má alimentação e estresse são alguns deles”, explicou Marília Pinto, apoiadora técnica especializada no CRSM.

O autoexame é fundamental mesmo nas mulheres mais jovens. Seja durante o banho com o sabonete elevando o braço, tocando a mama, ou até mesmo durante uma atividade cotidiana, como limpar um quintal. “Ao perceber qualquer incômodo, é preciso buscar atendimento médico, pois quando o câncer é descoberto no início as chances de cura são bem maiores”, explicou Marília.

“Estamos sujeitos a esse inimigo, o câncer, por isso temos que nos cuidar e fazer os exames periódicos. Você não será a primeira, nem a última. Se aconteceu é preciso lutar, pois Deus nunca permite algo que não iremos suportar”, finalizou Eloina.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=6064

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.