O projeto será apresentado na próxima quarta-feira, 31, às 19h, no Centro Universitário Estácio da Amazônia
ASCOM CAERR
Fotos: Ascom Caerr
As ações de educação ambiental desenvolvidas pela Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) começam a alcançar também o âmbito acadêmico. Este mês, o serviço de sensibilização ambiental executado pela Companhia estará em destaque durante a defesa de um trabalho de pós-graduação realizado com base nas atividades desempenhas pela empresa.
A pesquisa será apresentada no próximo dia 31 de outubro, às 19h, no Centro Universitário Estácio Amazônia, no bairro União.
“Esse trabalho constitui-se sobre as ações de educação ambiental realizadas pela Caerr aqui em Roraima. Minha proposta é mostrar que existem ações de conscientização ecológica junto à população sendo desenvolvidas no Estado e que esse trabalho tem sido positivo para formar cidadãos críticos”, esclareceu João Douglas Gomes de Melo, autor da pesquisa.
De acordo com o presidente da Caerr, Danque Esbell, iniciativas como esta são de grande importância e de reconhecimento do trabalho feito pela Companhia.
“Não temos medido esforços para realizar o trabalho de sensibilização ambiental, pois acreditamos que essa é uma forma de mostrar para a sociedade que a empresa possui responsabilidade social e que tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do Estado, pautada principalmente na preservação do meio ambiente”, enfatizou o presidente.
Conforme João Douglas, a pesquisa realizada foi qualitativa e quantitativa, descritiva, bibliográfica e de campo, por meio de aplicação de contagem de número de pessoas presentes em palestras, pesagem de resíduos sólidos, papéis, papelão e óleo doméstico recolhidos, os quais foram medidos e somados.
“Utilizei ainda o recurso de gráficos para mostrar de forma visual como tem sido o alcance da sociedade por meio das atividades de educação ambiental, uma vez que essa é uma estratégia para minimizar os impactos das ações antrópicas no meio ambiente”, complementou.
Durante o desenvolvimento do trabalho, foram explorados os seis projetos que integram o Programa Caerr Socioambiental, coordenado pelo NMA (Núcleo de Meio Ambiente da Caerr). Para a chefe do NMA, Airlene Carvalho, as ações de educação ambiental executadas pela empresa têm atingido bons resultados.
“Tivemos em 2016 o primeiro trabalho científico baseado nas ações do NMA, feito por uma aluna da UERR (Universidade Estadual de Roraima). Também tivemos outro trabalho de uma outra aluna da Faculdade Catedral. E agora uma nova pesquisa. Isso demonstra a importância do trabalho ambiental realizado pela Companhia, que é planejado e executado de forma ordenada. Isso tem atraído a atenção da comunidade acadêmica”, ressaltou.