sexta-feira, 19 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Brasil Mais Simples contribui para melhoria do País no ranking do Banco Mundial

01/11/2018
in Brasil

O Brasil conseguiu subir da 125ª para a 109ª posição no ranking global do Banco Mundial. O relatório Doing Business 2019, divulgado nesta quarta-feira (31, avalia a facilidade de fazer negócios entre 190 países e apontou que o Brasil superou todos os países da América Latina em número de reformas. Iniciativas como o Brasil Mais Simples, capitaneado pelo Sebrae, contribuíram para esse avanço histórico.

Melhorar o ambiente de negócios é fundamental para dar sustentação às micro e pequenas empresas (MPE) na geração de emprego, conforme defende o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. “O nosso trabalho tem sido incansável para diminuir a burocracia e para isso estamos agindo em várias frentes, seja aprimorando a legislação, seja permitindo a integração e a informatização do sistema de arrecadação. Com isso o empresário vai ter mais tempo para se dedicar à gestão da empresa. Melhorar o nosso ambiente para fazer negócios é meta do Sebrae, incluindo o acesso ao crédito”, destaca.

O mais recente relatório mostra que governos em todo o mundo implementaram 314 reformas de negócios no último ano. No caso do Brasil, foram aprovadas quatro reformas para ajudar na criação de empregos, atrair investimentos e tornar a economia brasileira mais competitiva. As quatro reformas citadas representam o maior número já alcançado pelo Brasil em apenas um ano desde que o relatório começou a ser publicado, em 2002. A Redesimples é uma das reformas citadas no documento e consiste em um sistema integrado de abertura e registro de empresas, cujo objetivo é facilitar o processo de formalização. Permite a abertura de uma empresa de baixo risco em até cinco dias e o encerramento em um dia, de forma online. “A estimativa é que as empresas de baixo risco correspondam a mais de 90% do total. Se todas as cidades adotarem esse sistema, poderemos minimizar os prejuízos do excesso de burocracia que ainda travam o empreendedorismo brasileiro”, completa Afif. A força das micro e pequenas empresas A manutenção de um ambiente de negócio competitivo é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos negócios, que são fundamentais para ampliar a taxa de emprego e estabilizar a economia brasileira. Mesmo com todas as dificuldades, as micro e pequenas empresas (MPE) são as principais responsáveis pela geração de vagas de trabalho formais e devem fechar o ano com um saldo de 600 mil trabalhadores contratados. Para 2019, de acordo com análises do Sebrae elaboradas a partir de dados da Receita Federal, devem ser criadas 1,5 milhão de novas empresas – considerando os microempreendedores individuais (MEI) e as micro e pequenas empresas (MPE). Atualmente, 98,5% das empresas brasileiras estão nesse segmento, e representam uma importante janela de oportunidade principalmente para os jovens que buscam o 1º emprego e as empreendedoras, que tentam na atividade empresarial uma forma de compatibilizar tarefas da casa com demandas profissionais.

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=334ac1e2f6fc6610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.