sexta-feira, 12 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

O dia em que os cariocas invadiram o Maracanã para ver um Santos espetacular

13/11/2018
in Santos FC

Gabriel Pierin

“O jogo de sábado, no Maracanã, ‘estourou’ todas as expectativas. Seu impacto foi mais forte que esbarrão de fenemê em romiseta […]”

Foi assim que o jornal A Gazeta iniciou a matéria sobre o jogo entre Santos e Flamengo, válido pelo Torneio Rio São Paulo de 1961. Se você ficou confuso com o vocabulário da época, saiba que fenemê (FNM) era uma marca de caminhão e romiseta um microcarro com motor de lambreta. Portanto, o Santos, literalmente, “passou por cima” do Flamengo. Não é pra menos, o jogo terminou com o placar de 7 a 1. Uma avalanche de gols. E seis deles ocorreram em apenas 15 minutos!

Aliás, o jogo surpreendeu a todas as expectativas. A ADEM, órgão que administrava o Maracanã, imprimiu 90 mil ingressos. Outras 10 mil pessoas, inconformadas com a falta de ingressos, arrombaram um dos portões e invadiram o estádio para assistir ao espetacular Santos. Todos ávidos para ver Pelé, artilheiro da partida, com três gols.

No final, concluiu A Gazeta, apesar da derrota do clube local, flamenguistas e santistas saíram satisfeitos, pois viram uma das maiores exibições de futebol dos últimos anos.

Grandes disputas e jogos com muitos gols fazem parte desse duelo, que começou em 1920 com a primeira goleada santista sobre os rubro-negros por 6 a 0, na Vila Belmiro.

Para que servem as estatísticas?

Temos de falar em estatísticas, pois são uma referência importante nos confrontos do futebol, mas somos obrigados também a alertar aos leitores que cada jogo tem uma história, como constatamos amargamente na última segunda-feira, em que, à porta do grupo da Libertadores, o Santos perdeu, em pleno Pacaembu, para a Chapecoense, que neste Brasileiro não havia vencido uma única partida fora do seu campo.

Porém, perguntará o santista otimista, e se nós formos a Chape no jogo dessa quinta-feira, às 17 horas, vencendo o Flamengo no Maracanã, como ocorreu nos 3 a 0 de 3 de setembro de 2003, pela Copa Sul-Americana?

No Mário Filho, o ex maior estádio do mundo, os dois times já se enfrentaram 50 vezes, com 14 vitórias do Santos, 23 do Flamengo e 13 empates.

Só pelo Campeonato Brasileiro foram 71 jogos, com equilíbrio absoluto: 24 vitórias para cada lado e 23 empates.

A balança pende para o Santos se foram analisados todos os confrontos, pois em 123 partidas o Glorioso Alvinegro Praiano venceu 46 e perdeu 42, com mais 35 empates. O Alvinegro marcou 184 gols e sofreu 166, o que lhe dá um saldo positivo de 18 gols.

Notem, leitor e leitora, que o clássico já teve 350 gols, o que nos leva à média de 2,84 gols por partida. Porém, como já dissemos, estatísticas são estatísticas. Quinta-feira teremos o tipo de jogo que quem vencer por meio a zero já sairá de campo com um sorriso de orelha a orelha.

Fonte: www.santosfc.com.br/o-dia-em-que-os-cariocas-invadiram-o-maracana-para-ver-um-santos-espetacular

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.