domingo, 27 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre apresenta redução de 56% nos casos de malária « Acre

21/11/2018
in Acre

A vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) divulgou nesta terça-feira, 20, balanço que demonstra o sucesso da parceria entre governo do Estado e prefeituras no combate à malária.

Segundo boletim divulgado sobre a doença, os casos de malária registrados no mês passado são 56% menores que os registrados em outubro de 2017.

No ano passado, em outubro, o Acre contabilizou mais de 3,9 mil casos da doença. Já este ano, no mesmo período, a notificação foi de pouco mais de 1,7 mil casos de malária.

E a redução dos casos da doença não para por aí. Se considerar como comparativo o acumulado dos 10 primeiros meses de 2018, a redução é de 19,5%, em relação ao período de janeiro a outubro do ano passado. O número de casos caiu de 27,6 para 22,2 mil registros de malária no Acre.

imagem22-11-2018-02-11-13

Estado equipou municípios e fortaleceu as ações de combate à malária no Juruá (Foto: Angela Peres/Arquivo Secom)

O dado se aproxima da meta de redução da malária estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 20%.

Mas o que tem levado à diminuição seguida dos casos de malária no Acre, já que desde o mês de maio o estado vem apresentando diminuição dos índices?

Para Marília Carvalho, gerente do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Endemias da Sesacre, os bons resultados são frutos das parcerias. “A sincronia dos trabalhos em relação ao Ministério da Saúde, estado e municípios, já que são eles os efetivadores das articulações. Isso vem proporcionando grandes resultados. A intensificação das ações, a rotina de alimentação dos insumos em tempo hábil e as estratégias de capacitação e atualização dos profissionais garantem essa diminuição constante”, comenta.

Se a diminuição dos casos de malária seguir a tendência dos últimos meses, o Acre deve fechar 2018 com a maior redução da doença desde 2015.

“Uma outra coisa importante é a estrutura de detecção precoce de surtos nas áreas que estão sob supervisão dos municípios. Estamos comemorando esses resultados parabenizando o Ministério da Saúde e, principalmente, os agentes de endemias, que vêm colaborando e colocando em prática nossas estratégias”, finaliza Marília.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/acre-apresenta-reducao-de-56-nos-casos-de-malaria

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.