domingo, 27 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Idaf discute ações para controle de áreas contaminadas por monilíase do cacaueiro « Acre

21/11/2018
in Acre

Uma comitiva do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC), acompanhada por técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Superintendência Federal de Agricultura (SFA), do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), reuniu-se nesta quarta-feira, 21, com gestores do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Segurança Alimentar (Senasag) da Bolívia para tratar sobre o avanço, monitoramento e controle da monilíase do cacaueiro identificada em áreas de fronteira, próximas a cidade acreana de Brasileia.

imagem22-11-2018-01-11-10

Encontro binacional foi coordenado por gestores do Departamento de Defesa Vegetal do Idaf (Foto: Cedida)

O encontro binacional foi coordenado por gestores do Departamento de Defesa Vegetal do Idaf. Como resultado, as instituições pactuaram a retomada da atividade de cooperação técnica entre Idaf e Senasag, a realização do planejamento de ações de monitoramento conjunto na fronteira, bem como a promoção de capacitações.

A monilíase do cacaueiro é uma doença extremamente agressiva, que ataca os frutos do cacaueiro (Theobroma cacao), do cupuaçuzeiro e de outras plantas do gênero Theobroma. Causada pelo fungo Moniliophthora roreri, é facilmente disseminada pelo vento e por materiais infectados como plantas, roupas, sementes e embalagens. As perdas na produção podem variar de 50% a 100%, com sérios prejuízos para os agricultores.

Detectada na Bolívia e Peru, o Idaf atua para evitar a entrada da praga no Brasil. A próxima reunião entre os três países vai ser coordenada delegação acreana. “Temos unido forças para controlar o avanço dessa doença. Já notificamos o Ministério da Agricultura, que tem dado todo o apoio para que possamos fazer o monitoramento das plantações no estado e nas áreas de fronteira”, frisou a gerente de Defesa Vegetal do Idaf, Joelma Pais.

Cada instituição apresentou os avanços dos trabalhos já realizados. A SFA ficou responsável por assegurar recursos para que o Idaf, com auxílio de estudos e pesquisas promovidas pela Embrapa, continue desenvolvendo suas ações de vigilância e controle.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/idaf-discute-acoes-para-controle-de-areas-contaminadas-por-moniliase-do-cacaueiro

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.