domingo, 27 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Projeto viabiliza capacitação para monitores ambientais comunitários « Acre

21/11/2018
in Acre

Contemplado com o Projeto Amazônia 2.0, o Acre deu início nesta quarta-feira, 21, à oficina de construção do plano de trabalho para capacitação comunitária no Parque Estadual Chandless e Terras Indígenas (TIs) do Alto Rio Purus e Mamoadate.

imagem22-11-2018-00-11-08

A parceria com o Acre visa fortalecer as atividades de monitoramento territorial comunitário (Foto: Cedida)

Coordenado pela União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) e financiado pela União Européia, o projeto é desenvolvido em seis países da Amazônia: Equador, Peru, Colômbia, Suriname, Guiana e Brasil.

A parceria com o Acre visa fortalecer as atividades de monitoramento territorial comunitário no Chandless e nas TIs, além de iniciativas apoiadas pelo Sistema de Incentivos aos Serviços Ambientais (Sisa). O acordo assinado entre o governo do Estado e a UINC tem vigência até dezembro de 2020, garantindo a continuidade da política de desenvolvimento sustentável na próxima gestão.

“Esses comunitários vão executar um trabalho de monitoramento territorial voltado a ações de proteção e vigilância dentro desses territórios. Essa oficina tem o objetivo de materializar um plano de captação para eles [monitores]. Vale salientar que esta atividade é a base para que em 2019 possamos implementar as capitações. Os quatro monitores do Chandless já foram definidos pela própria comunidade”, frisou a chefe da Divisão do Sistema Estadual de Áreas Naturais Protegidas (Seanp), Flávia Dinah de Souza.

Segundo a coordenadora do escritório da IUCN no Brasil, Carla Navarro, o Amazônia 2.0 fortalece a figura já existente dos monitores comunitários. “Vamos trabalhar com três grandes resultados: o primeiro é criar essa plataforma de monitores comunitários, o segundo passo é empoderá-los com capacitações e instrumentos necessários para que possam realizar esse trabalho, e o terceiro resultado é que, com isso, possamos realizar uma incidência política.”

imagem22-11-2018-00-11-09

A atividade se encerra nesta quinta-feira, 22 (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Promovido no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), o evento se encerra nesta quinta-feira, 22, e reúne lideranças indígenas, bem como gestores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Comissão Pró-Índio (CPI), Serviço Nacional de Áreas Protegidas do Peru (Sernanp), Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Ministério Público Estadual, Batalhão de Policiamento Ambiental, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outras instituições parceiras.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/projeto-viabiliza-capacitacao-para-monitores-ambientais-comunitarios

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.