sábado, 20 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Câmara desenvolve Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

13/12/2018
in Mato Grosso

Dez secretarias responsáveis por desenvolver o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Mato Grosso estão reunidas na Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-MT) sob a coordenação da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).

A intersetorialidade permitirá que as secretarias otimizem recursos e ampliem o atendimento à população. “A Caisan é a gestão estadual reunida avaliando as ações de cada secretaria para entrelaçar essas ações com foco nas vulnerabilidades alimentares. O objetivo é otimizar as ações e os recursos por meio do diálogo, pois será colocado em uma mesma mesa todos os interesses”, explica Aparecido Cavalcante, secretário executivo da Caisan e superintendente de Inclusão Social da Setas.

Um exemplo disso foi a escolha do projeto de banco de alimentos, no estado já havia projetos em andamento em três secretárias. Aparecido explicou que foi escolhido o melhor projeto para ser executado e com a eliminação dos outros dois projetos promoveu a economia de R$ 800 mil reais.

O programa se estende não somente as pessoas em condições de vulnerabilidade social, mas a todo mato-grossense. “Todos têm direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Isso inclui também respeito às particularidades e características culturais de cada região”, disse.

A secretária da Setas e presidente do Comitê, Mônica Camolezi, ressaltou que já está construindo indicadores com o monitoramento do programa Pró-Família e com a troca de informações entre as secretarias será possível um mapeamento mais efetivo. “O comitê permitirá ações ainda maiores para todo mato-grossense. Todas as secretarias envolvidas podem contribuir muito para um mapeamento da realidade alimentar no estado”, comentou.

Atualmente mais de 30 municípios já possuem o Conselho de Municipal Segurança Alimentar, a meta da política de Estado é levar para cem por cento dos municípios. A Caisan possui um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para que haja licitação de uma consultoria que vai auxiliar na confecção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/10970692

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.