sexta-feira, 19 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Mais de 127 mil atendimentos foram realizados pela Setas

17/12/2018
in Mato Grosso

Em três anos e 14 edições de participação na Caravana da Transformação – iniciativa do Governo do Estado para levar cidadania e entregar políticas públicas a toda população mato-grossense – a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) atendeu 35.002 pessoas e realizou 127.283 serviços à população.

A Setas ofereceu emissão de 2ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito, declaração de hipossuficiência – necessária para aquisição da 2ª via de documentação, fotos, fotocópias, plastificação de documentos e carteira de pescador amador para idosos.

A pasta também orientou a população das unidades socioassistenciais, como Centro de Referência Especializada (Crea), sobre dengue, febre chikungunya e zika – enfermidades transmitidas pelo Aedes aegypti.

Além dos serviços de documentação, a Setas levou vagas para qualificação profissional. Por meio de parceria com o Senai, foram disponibilizadas vagas para cursos rápidos na modalidade de Educação a Distância (EAD). Houve também oficinas sobre como se preparar para um processo seletivo de emprego, em que serão tratadas informações desde a confecção de currículo até a apresentação pessoal na hora da entrevista.

Com base em indicadores como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Sistema Único de Assistência Social (Suas), a Setas consegue identificar e realizar um diagnóstico das famílias mato-grossenses que se encontram em situação de vulnerabilidade, o que auxilia na elaboração de políticas públicas voltadas para esse público.

É por meio dessa análise que a Setas identifica a necessidade, por exemplo, de levar palestras sobre “reforço da educação financeira” e “habilidade e produtividade”, realizadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) a jovens e adultos de determinados municípios no período da caravana. O programa Emprega Rede, que busca dinamizar o mercado de trabalho em Mato Grosso, com foco voltado para os vulneráveis, também foi apresentado para os cidadãos.

Cidadania

Na Caravana realizada em Cuiabá, na Arena Pantanal, a moradora do bairro Nova Esperança, em Várzea Grande, Meireana Arruda de Lara, de 28 anos, soube da ação por meio da mãe e decidiu por em dia a documentação dela e das três filhas que têm 8, 5 e um ano e sete meses de idade.

A mãe e o marido de Meireana também aproveitaram a oportunidade para fazer a carteira de pescador. “Achei o atendimento maravilhoso. Muitas vezes não temos o dinheiro para fazer esse serviço e fi zemos de graça, é muito bom”, comentou. A dona de casa Sandra Regina, de 34 anos, que mora no Jardim Florianópolis, em Cuiabá, levou a filha para fazer a certidão de nascimento.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/10982815

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.