quinta-feira, 18 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Após 24 anos, bombeiros e PMs vão realizar CFO em conjunto

31/12/2018
in Mato Grosso

Bombeiros e policiais militares farão pela primeira vez o Curso de Formação de Oficiais (CFO) de forma conjunta, desde a separação administrativa das duas instituições, em 1994. A Comissão Especial de Concurso Público para atuar no certame foi instituída por meio da Portaria nº 023/2018, publicada no Diário Oficial de 17 de dezembro.

Outra novidade para esse CFO é que o curso será realizado em Mato Grosso, na Academia Costa Verde da Polícia Militar, como forma de otimizar pessoal e recursos, pois antes os aprovados faziam a formação em outros estados.

Serão 120 vagas para a PM e 40 para o Corpo de Bombeiros, na forma de cadastro de reserva, para serem chamados conforme necessidade do Estado. A Comissão, composta pela PM, Bombeiros, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Estado de Gestão (Seges), ficará responsável pela formatação do edital, assim como o estabelecimento de regras para a contratação da empresa responsável pela realização do concurso.

“Precisamos constantemente de formação de oficiais, para a sobrevivência das corporações. A empresa será contratada sob ‘contrato de risco’, que é aquele em que o Estado não tem nenhum custo para a realização do concurso e a contratada recebe o valor das inscrições, que será recolhida pelo Estado e depois repassado ao final do certame”, explica o comandante-geral da PM, coronel Marcos Vieira da Cunha.

Além do ingresso de forma conjunta, a primeira parte do curso (CFO 1) será feita em turma única, composta por 30 policiais militares e 10 bombeiros militares por semestre. “O pré-requisito é o mesmo, que é a formação em Direito, e as duas formações terão áreas iguais, como legislação. Essa é uma forma de continuar a política de integração entre as forças e também economizar recursos, tanto com a formação em Mato Grosso e também com o concurso único”, afirma o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges Ferreira.

Para participar do concurso os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos, serem bacharéis em Direito, brasileiros e não terem condenação criminal.

“Esta é mais uma importante medida para o fortalecimento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O ingresso de novos oficiais possibilitará um enfrentamento mais qualificado contra a criminalidade e demonstra o compromisso da gestão com a segurança pública”, avaliou o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia.  

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11026268

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.