Os times Sub-16 e Sub-14 contribuíram bastante para o ano da base do Tricolor. Além de somarem taças para o clube nas disputas específicas para essas idades, ofereceram muitos atletas para os times Sub-17 e Sub-15 – a principal função dessas categorias.
Para a equipe Sub-16, comandada pelo técnico Lucas Macorin, a maior competição do ano foi a Paulista Cup, vencida pelo clube pela segunda temporada consecutiva. O Tricolor teve boa campanha e venceu o Palmeiras na decisão, disputada na Arena Barueri. Campanha: 10V, 6E, 1D, 37GP, 16GC.
O time Sub-16 também assumiu a disputa da Copa Internacional TCL, originalmente feita para atletas Sub-17. Na competição, os garotos ficaram com o terceiro lugar ao vencerem o Corinthians, e o atacante tricolor Miguel Augusto foi o artilheiro (7 gols) – o são-paulino também foi eleito o melhor jogador da competição pelo voto popular. Campanha: 4V, 2E, 2D, 15GP, 10GC.
“Avalio que foi um ano bom, em que conseguimos cumprir nossos objetivos. A princípio, iríamos participar só de um campeonato, a Paulista Cup, em que fomos campeões, e no final do ano jogamos também a TCL, um torneio muito bom para a categoria”, disse Lucas Macorin.
“Em relação ao desenvolvimento dos meninos, alguns do Sub-16 já estiveram com o Sub-17 e outros acabaram ganhando mais espaço no meio do ano, então fechamos com um balanço positivo e com uma boa perspectiva para o próximo ano”, analisou o comandante. Nomes como Gabriel, Cachoeira, Pagé, Luizão e o goleiro Young são exemples de atletas que tiveram bastante presença no time Sub-17.
A equipe Sub-14 também teve uma temporada com vitória, já que faturou a Paulista Cup – Série Prata. Os são-paulinos levantaram o troféu no fim de novembro, no CFA Presidente Laudo Natel ao vencerem o Red Bull nos pênaltis (3×2) após empate sem gols no tempo normal. Campanha: 8V, 4E, 5D, 34GP, 17GC.
Em meio a Paulista Cup, os meninos foram ao outro lado do mundo defender as cores do São Paulo. Mais uma vez, a camisa tricolor foi bem representada – na Youth International Challeng Cup, na China, os tricolores chegaram à final, quando perderam para os portugueses do Benfica nas penalidades.
O time também ofereceu vários jogadores ao Sub-15, inclusive na campanha vitoriosa do Campeonato Paulista, com destaque para Vitor Albanez, Kaiky, Rodrigo Huendra e André. Para finalizar a temporada, o Tricolor participou da Copinha Sub-14, fazendo a final com o Desportivo Brasil, sendo vice-campeão após disputa de pênaltis. “Esse ano, com os atletas nascidos em 2004, foi bem bacana, sendo o primeiro meu como treinador. Para os atletas é um ano de adaptação, muita mudança. Eles saem de casa para alojar e começar a vida independente, sem a família. Acabamos tendo uma relação familiar para eles evoluírem. Eles têm muita inteligência de jogo e qualidade técnica, mesmo sendo ainda muito jovens. Renderão bons frutos no futuro”, avaliou o técnico Paulo Miranda, mais conhecido como Esquerda.
“Os jogadores responderam muito bem aos trabalhos propostos, com isso fomos campeão da Paulista Cup e vice na China. Chegar à final da Copinha Sub-14, que só tem os melhores e maiores times, coroa o comprometimento dos meninos, a superação. Por fim, a maior satisfação é contar com atletas compondo o Sub-15, como aconteceu na fase final do Paulista, em que foram campeões, tendo quatro jogadores Sub-14 em campo. Fico feliz com os atletas que chegarão para o técnico Menta em 2019”, finalizou.
Temporada 2018
Sub-16Jogos: 25Campanha: 14V, 8E, 3D – 67% de aproveitamentoGols: 52GP, 25GC (27 de saldo)
Sub-14Jogos: 28Campanha: 13V, 9E, 6DGols: 56 GP, 25GC (31 de saldo)