quarta-feira, 3 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Memória: Gylmar, um dos maiores da história, estreava no gol do Santos FC

07/01/2019
in Santos FC

No dia 07 de janeiro de 1962 estreava no arco santista, aquele que é tido até hoje como o melhor goleiro que o Santos Futebol Clube teve em toda sua secular história: Gylmar dos Santos Neves, apelidado de Girafa. Sua primeira participação na meta praiana foi na goleada imposta ao Barcelona de Guayaquil, em partida amistosa disputada no Equador por 6 a 2, com Coutinho marcando 04 gols, Zito e Pepe um gol cada. O Peixe formou com: Laércio (Gylmar), Olavo e Décio Brito; Lima, Calvet (Formiga) e Zito (Getúlio); Dorval, Tite (Mengálvio), Coutinho, Pelé (Pagão) e Pepe (Tite). O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

Gylmar defendeu o Peixe em 331 partidas e é o 4º goleiro que mais vezes defendeu a meta do clube, no período de 1962 a 1969, na chamada época de ouro do time santista. Os goleiros que com ele se revezaram na meta santista foram: Laércio, Silas, Cláudio e Aguinaldo. Suas conquistas mais importantes no Peixe foram:

Campeão Mundial (1962/1963), Campeão Sul-Americano (1962/1963), Campeão Brasileiro (1962/1963/1964/1965/1968), Campeão Torneio Rio-São Paulo (1963/1964/1966), Campeão Paulista (1962/1964/1965/1967/1968), Campeão Recopa Sul-Americana (1968) e Campeão Recopa Mundial (1968).

Sua última participação na meta do Peixe foi no dia 05 de outubro de 1969, na derrota diante do Cruzeiro por 3 a 2 no Torneio Roberto Gomes Pedrosa no Morumbi com Edu e Douglas marcando para o Santos, que formou na despedida do goleiro com: Gilmar; Lima, Djalma Dias, Joel Camargo e Turcão; Clodoaldo e Nenê (Negreiros); Manoel Maria, Douglas, Edu e Abel (Coutinho). O técnico era Antônio Fernandes, o Antoninho. Com a camisa do Peixe, Gylmar defendeu a Seleção Brasileira em 38 partidas.

Curiosidade

O fenomenal goleiro iniciou sua carreira na equipe amadora do time dos Portuários da Cia. Docas de Santos. Depois foi para o Jabaquara, indo na sequência jogar no Corinthians, comprado como “contrapeso” já que os dirigentes do clube da capital queriam levar o meio-campista Ciciá. O Jabaquara só fechou o negócio se o clube levasse Gylmar junto.

Guilherme Guarche – Centro de Memória

Fonte: www.santosfc.com.br/memoria-gylmar-um-dos-maiores-da-historia-estreava-no-gol-do-santos-fc

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.