quinta-feira, 10 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Reordenamento da SEMED coloca fim nas filas e acampamentos durante matrículas nas escolas municipais

17/01/2019
in Ariquemes

Sem filas, sem acampamentos, pátios praticamente vazios e secretarias com atendimentos tranquilos. Está sendo assim o período de matrículas nas 26 unidades escolares da rede municipal de educação de Ariquemes, que este ano ocorre entre os dias 16 e 18 de janeiro. Um alívio para quem trabalha e precisa garantir a manutenção dos filhos na escola. “Foi tranquilo, não precisei dormir (na fila) nem nada.” Afirmou o vigilante Nelson Severino ao matricular o filho na Escola Municipal Mário Quintana, localizada no setor 04.

A dona de casa Vangleide Santos também não encontrou dificuldades ao procurar a Escola Municipal Dirceu de Almeida, no setor 06. “ Foi tranquilo, não tinha fila, quem era preferencial já chegava e fazia. Tranquilo.” Definiu  Vangleide.

Mas há dois anos a realidade era bem diferente, alguns pais chegavam a dormir por vários dias seguidos em acampamentos, na esperança de uma vaga que nem sempre conseguiam efetivar. A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pôs fim ao problema através de readequações feitas com, pelo menos, três meses de antecedência. O trabalho foi realizado por meio de duas chamadas escolares, a primeira em dezembro e a última no início de janeiro.  Segundo a Secretária da pasta, Cleuzeni Maria de Jesus, com o levantamento da demanda por zoneamento, a SEMED disponibilizou as vagas e divulgou os resultados nos canais oficiais da prefeitura na internet. “Em 2017, logo em janeiro, quando nós assumimos, o prefeito presenciou alguns acampamentos nas escolas e creches, e com o conhecimento dos anos anteriores, fizemos o compromisso de acabar com esse problema. Nós trabalhamos em cima destes dados, das aflições destes pais para conseguir vaga  e a estratégia foi mapear os alunos que nós tínhamos na rede e fazer o levantamento de demanda por bairros, para realocação mais perto de suas residências.”  Explicou Cleuzeni.

A medida, amparada legalmente pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Art 53, IV), agradou os pais que depois só precisaram efetivar a matrícula na escola mais próxima de casa. “Tranquilo, perfeito. Foi dentro do esperado, rápido  e sem burocracia.” Concluiu a dona de casa Marineide Talau, sobre o atendimento recebido na Escola Municipal Eva dos Santos, localizada no setor 01.

Fonte: PMA

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.