terça-feira, 5 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Profissionais de saúde discutem fluxo de medicamentos pós-exposição ao HIV « Acre

28/01/2019
in Acre

A secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis, se reuniu com vários órgãos para definir a logística do fluxo de referência e contra referência da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP). Entre as  entidades estavam presentes, representantes da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB), da Vigilância Sanitária Estadual, IST Municipal e Serviço de Assistência Especializada (SAE).

Segundo a gerente interina da IST Estadual, Maria do Carmo Guimarães, na reunião foi identificada algumas necessidades como estruturação do Centro de Testagem Estadual para as populações prioritárias e reestruturação do SAE. Além de capacitação para os médicos,  técnicos das vigilâncias epidemiológicos e farmacêuticos dos 22 municípios do Estado do Acre. A capacitação dos profissionais deverá ser feita em parceria com os Conselhos de Medicina e Farmácia (CRM e CRF).

“Durante a reunião fizemos alguns encaminhamentos importantes para o bom funcionamento do fluxo da terapia com medicamentos pós-exposição ao HIV. O objetivo dessa gestão é garantir a população do estado acesso aos serviços de saúde com mais agilidade, qualidade e eficiência”, disse Maria do Carmo.

A PEP é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contagio, tais como violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfuro cortantes ou contato direto com material biológico).

Para funcionar, a terapia deve ser iniciada logo após a exposição de risco, em até 72 horas e tomada por 28 dias. Tão logo a pessoa desconfie ter estado em uma situação de contato com o HIV, deve procurar imediatamente um serviço de saúde. Vale ressaltar que essa medida não substitui a camisinha.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/profissionais-de-saude-discutem-fluxo-de-medicamentos-pos-exposicao-ao-hiv

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.