quinta-feira, 28 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Um título na Jamaica e a estreia no Maraca

04/02/2019
in Santos FC

Este 3 de fevereiro é data para recordar dois eventos importantes na riquíssima história santista: um título na Jamaica e a estreia no Maracanã, então o maior estádio do mundo. Vamos aos fatos…

Campeão em Kingston

Por Guilherme Guarche e Gabriel Santana

Em 3 de fevereiro de 1971, uma quarta-feira, o Santos Futebol Clube venceu o Chelsea por 1 a 0, com gol de Douglas Franklin, e conquistou o Torneio Triangular de Kingston, na Jamaica.

Dirigido pelo técnico Antônio Fernandes, o Antoninho, o Santos jogou com Cejas, Turcão, Ramos Delgado, Orlando Amarelo (depois Marçal) e Rildo; Léo Oliveira e Lima; Edu, Douglas, Pelé e Abel (Nenê Belarmino).

Curiosidade: Nesse país situado no mar do Caribe, na América Central, o Alvinegro já jogou quatro partidas, com uma vitória, dois empates e uma derrota; cinco gols marcados e cinco sofridos.

O intérprete Bob Marley, um dos artistas jamaicanos mais famosos, adorado por jovens de todo o mundo autor da imortal “No woman, no cry”, era torcedor apaixonado do Santos Futebol Clube, e as torcidas organizadas do Peixe o têm como um grande ícone, homenageando-o com o seu rosto em suas grandes bandeiras.

Primeira vez no Maraca

Em 03 de fevereiro de 1952, um domingo, o Santos Futebol Clube jogou pela primeira vez no Estádio Jornalista Mário Rodrigues Filho, o popular Maracanã, no Rio de Janeiro, construído para a Copa de 1950.

Naquele dia o Alvinegro Praiano, treinado por Aymoré Moreira, estreou no Torneio Rio-São Paulo contra o Botafogo, de quem perdeu por 2 a 1. Pascoal fez o gol do Santos, que jogou com Manga, Hélvio e Olavo; Nenê, Formiga e Pascoal; Alemãozinho (depois Cento e nove), Antoninho, Nicácio, Odair e Tite.

Curiosidade: O lateral-esquerdo do Peixe nessa partida chamava-se Olavo Francisco Borges, mas não era o mesmo Olavo que defendeu o Santos na final do Mundial Interclubes, contra o Benfica, e que depois foi técnico do Santos em 1975/76. Este último chamava-se Olavo Martins de Oliveira.

Até hoje o Alvinegro da Vila já jogou naquele que era chamado de “o maior estádio do mundo”, e hoje é conhecido como Arena Maracanã, 157 partidas, tendo vencido 52, empatado 33 e perdido 72, marcado 228 e sofrido 240 gols.

Fonte: www.santosfc.com.br/um-titulo-na-jamaica-e-a-estreia-no-maraca

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.