sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

“Conservação ambiental e geração de renda no Pantanal brasileiro

19/02/2019
in Artigos

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é responsável por administrar um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, composto pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Juntos, Sesc e Senac atendem milhões de brasileiros por ano oferecendo educação profissional, turismo social, educação, cultura, saúde e esportes. O projeto Sesc Pantanal é um empreendimento de turismo sustentável que integra conservação, desenvolvimento social, emprego e geração de renda para a população local.

O Sesc Pantanal é composto por cinco unidades. O Hotel Sesc Porto Cercado, nas margens do Rio Cuiabá e distante 145 km da capital do estado, tem a maior reserva ecológica privada do país, certificada como Reserva Particular do Patrimônio Natural com 107.996 hectares. Também faz parte do Sesc Pantanal o Sesc Parque Baía das Pedras com 4,2 mil hectares; o Sesc Parque Serra Azul com 5.700 hectares; a Base Administrativa e o Sesc Poconé, no município de Poconé, próximo ao hotel, que oferece atividades relacionadas à cultura, saúde, educação, lazer e assistência social. O local tem uma escola que atende 400 crianças no ensino fundamental, com biblioteca, clínica odontológica, quadra esportiva, cursos para a comunidade, entre outras atividades.

Trezentos e cinquenta funcionários trabalham nas cinco unidades, mas o empreendimento beneficia toda a região. Todos os anos, cerca de 30 mil pessoas passam pelo hotel, ajudando a economia do Pantanal. Depois de completar 20 anos, o hotel inaugurou uma planta de energia fotovoltaica com capacidade instaladas de 300 kW/h e produzindo 49.500 kW/h por mês, o suficiente para suprir 60% da demanda elétrica do hotel.

Valores únicos nos vários aspectos da cultura local, tanto no turismo e recreação quanto na gastronomia e serviços. Há espaços dedicados a educação ambiental compostos pelo borboletário, a coleção entomológica e o formigueiro. O Centro de Interpretação Ambiental proporciona aos visitantes conhecimento sobre a flora e fauna do Pantanal através de palestras, vídeos e imagens. Outra atração são as várzeas (banhados) que representam o ciclo da água no Pantanal.

O borboletário é um projeto que promove o entendimento do sistema de conservação ambiental e a sensibilização da comunidade local. Nasceu em 2003 e gerou a Associação dos Criadores de Borboletas de Poconé. Às segundas, borboletas são coletadas dentre as espécies registradas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e são distribuídas para 25 famílias. Os participantes do projeto cuidam das larvas em suas próprias casas e, às sextas-feiras, devolvem as crisálidas para o borboletário, onde aguardam o nascimento. Cada família recebe um salário mínimo para participar do projeto.

A instituição também publica uma série de estudos, já na sua décima edição, contribuindo para a disseminação do conhecimento científico sobre o pantanal. Leia mais em www.sescpantanal.com.br.”

 

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.