quinta-feira, 11 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Pacote Anticrime de Sérgio Moro visa aprimorar combate aos ilícitos

21/02/2019
in Brasil

O presidente da república, Jair Bolsonaro, assinou três projetos de leis que integram o Pacote Anticrime, que tem como objetivo endurecer o combate ao crime organizado, crime violento, como o homicídio e o latrocínio, corrupção e as organizações criminosas. Para que os projetos entrem em vigor é necessário a aprovação dos deputados e senadores, que por sua vez, poderão fazer alterações no texto. Enquanto isso, você pode aproveitar o código promocional betmais.

Porém, o ministro Sérgio Moro decidiu tratar a criminalização do Caixa 2 em um texto a parte, pois segundo o ministro, “Incomodava” alguns políticos com a tramitação do projeto da criminalização do caixa 2 com a dura legislação contra o crime organizado e a corrupção. Na visão dos parlamentares é que a separação dos assuntos facilitará a aprovação da proposta. Após ser questionado se teria cedido a pressão dos parlamentares, Moro declarou que o governo “está sensível ao debate” e expressa o desejo pela aprovação do pacote.

Para alguns advogados experientes nas áreas penal e constitucionalista, a proposta, na prática, causa a exacerbação de penas e de piorar a condições carcerárias no País, que conta com aproximadamente 800 mil detentos. Para eles, não se combate ao crime sem antes organizar o sistema carcerário. Outro ponto bastante criticado, é que um crime cometido por um policial possa ser considerado em legitima defesa, que para alguns é considerado um motivo para aumentar o índice de mortes no Brasil.

Apesar de ser criticado pelos experientes advogados, o ministro Moro recebe o apoio de profissionais e entidades que são atuantes no combate a corrupção, como por exemplo, procuradores do Ministério Público Federal (MPF), juízes e peritos federais. Que exprimiram suas opiniões dizendo que o pacote é coerente para o endurecimento do combate ao crime, e é bastante positivo para a sociedade e para o Ministério da Justiça, pois é essencial para tornar o processo penal mais efetivo, em sintonia com a agenda de combate à impunidade.

Se aprovado, o pacote anticrime traz mudanças significativas nas leis, como, a prisão após a segunda instancia, mais efetividade para o tribunal do Júri, regime fechado para corrupção, confiscos de bens de criminosos, denuncia do bem ou delator e o Plea Bargain, ou solução negociada, que é algo novo para o Brasil. O acordo com o Ministério Público mediante a confissão, na prática, o réu confessa sua culpa da acusação e o Ministério Público não chega a apresentar denúncia, o que evita um novo processo, e em troca o MP negocia os benefícios na hora do cumprimento de pena. Em países da América do Norte, esta modalidade é bem conhecida.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.