quarta-feira, 27 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Campeão em Caracas, nome em português, tri santista

25/02/2019
in Santos FC

Por Guilherme Guarche e Gabriel Santana, do Centro de Memória

Vinte e três de fevereiro, como quase todas, é uma data marcante para os santistas. Nesse dia, em 1965, o Alvinegro Praiano ganhou o Torneio de Caracas; em 1930, tornou-se tricampeão santista e em 1915 fez a primeira alteração em seu nome. Vamos às histórias…

Era uma terça-feira à noite quando Santos e Independiente, campeão da Copa Libertadores de 1964, se encontraram na decisão do Torneio de Caracas, que comemorava o quarto centenário da capital venezuelana. Era um tira-teima, pois sete meses antes o Independiente tinha eliminado o Santos, bastante desfalcado e sem Pelé, na Libertadores. Em Caracas o Santos jogaria completo. Quem demonstraria ser o melhor da América do Sul?

Depois de um primeiro tempo sem gols, a resposta veio, exagerada, na segunda etapa. Com dois de Pelé e dois de Toninho Guerreiro (que o locutor da tevê local chamava de “Tonino”), o Alvinegro Praiano massacrou o rival argentino por 4 a 0.

O time que trouxe mais uma importante taça para o Brasil foi escalado pelo técnico Lula com Gylmar, Lima, Joel Camargo, Olavo e Geraldino; Mengálvio (depois Ismael) e Zito; Dorval, Toninho, Pelé (Gilberto) e Pepe (Peixinho).

Nome aportuguesado

Até 23 de fevereiro de 1976 o nome do Santos se escrevia Santos Football Club, obedecendo à nomenclatura inglesa dos inventores do futebol. Naquela noite de segunda-feira, o Conselho Deliberativo do clube, na ocasião presidido por Modesto Roma, decidiu aportuguesar o nome, alterando-o para Santos Futebol Clube.

Ao ser fundado, no domingo 14 de abril de 1912, o clube recebeu o nome Santos Foot-Ball Club, que permaneceu até 25 de julho de 1915, quando, duran te a presidência de Agnello Cícero de Oliveira, passou a ser designado Santos Football Club. A sugestão de mudança foi de Urbano Caldeira, primeiro secretário daquela assembleia geral ordinária.

Tri santista, com super goleada

Em um domingo há 89 anos o time extra do Santos, uma equipe de aspirantes, goleou o Syrio por 11 a 0, na Vila Belmiro, e se sagrou campeão santista, repetindo os feitos de 1914 e 1915. O faz-tudo Urbano Caldeira foi o técnico da equipe que massacrou o adversário com quatro gols de Requião, três de Paiva, dois de Constantino e dois de Passos.

Mesmo jogado em fevereiro, o jogo decidiu o campeonato de 1929. Aliás, em 1929 o Santos também se sagrou campeão do Campeonato Santista de Segundos Quadros.

Fonte: www.santosfc.com.br/campeao-em-caracas-nome-em-portugues-tri-santista

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.