quinta-feira, 11 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Empaer pesquisa resíduo industrial de gelatina com possibilidade de uso agrícola

26/02/2019
in Mato Grosso

O presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi, esteve reunido nesta terça-feira (26.01) com representantes da PB Leiner Brasil Indústria e Comércio de Gelatinas. A finalidade foi de firmar uma parceria para desenvolver um projeto de pesquisa sobre o uso de resíduo industrial de gelatina na agricultura familiar. Conforme Loffi, o contrato que será assinado com a empresa prevê recursos na ordem de R$ 506 mil.

 A empresa é líder no mercado de gelatina e hidrolisados e possui uma unidade de fabricação no município de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá). A matéria prima utilizada é advinda do couro bovino, e durante o processo de produção são gerados resíduos denominados lodo aeróbico e resíduos sólidos. A indústria produz de 400 a 700 toneladas de resíduos por dia, que hoje são descartados em aterros sanitários.

De acordo com Renaldo, o trabalho de pesquisa será executado pela Empaer para verificar a possibilidade de uso do resíduo como fonte de fertilizante orgânico para a agricultura familiar. “Vamos pesquisar e analisar se o resíduo industrial poderá ser utilizado. Em caso positivo, os produtores terão acesso a um fertilizante orgânico de baixo custo”, esclarece.

O consultor da empresa e engenheiro agrônomo, Sebastião Júnior Rosa de Abreu, fala que a escolha da Empaer em desenvolver a pesquisa foi pela confiança no trabalho e também pela proximidade com o campo experimental situado em Acorizal. Ele destaca que esse trabalho de pesquisa sobre os resíduos industriais vão proporcionar bons resultados e agregar valor ao solo. “Nosso resíduo não é agressivo e pode trazer retorno”, enfatiza.

O gerente de planta da PB Leiner, Xavier Guisez, comenta que a empresa produz 460 toneladas de gelatina por mês e atende o mercado nacional e internacional (Estados Unidos, Europa, Austrália e outros). A gerente de Utilidade e Meio Ambiente da PB, Maybe Lopes Gonçalves, esclarece que o trabalho de pesquisa da Empaer vai auxiliar na melhor disposição do resíduo. “Após testado e confirmado a viabilidade  será repassado para a agricultura familiar”, salienta.

O diretor de pesquisa e fomento da Empaer, Wininton Mendes da Silva, fala que esse é um projeto piloto com prazo de 180 dias, e que vai servir como um monitoramento do uso do resíduo, com avaliação do seu impacto ambiental. E ainda esclarece que a pesquisa vai validar e fomentar o uso agrícola do lodo e resíduo sólido para fertirrigação e fertilização de feijoeiro e culturas forrageiras. “Projeto importante para o setor produtivo e com potencial de uso agrícola, é o que vamos pesquisar e conferir”, finaliza.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11334021

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.