sábado, 16 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Instituto de Administração Penitenciária busca implantação de políticas públicas no Sistema Prisional « Acre

26/02/2019
in Acre

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), realizou, nesta segunda-feira, 25, reuniões com os prefeitos dos municípios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Os gestores conversaram sobre a implementação do programa da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Penitenciário (PNAISP). As prefeituras também ficaram de realizar levantamentos quanto ao número de profissionais necessários para suprir a demanda apresentada.

Essa política pública visa garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas privadas de liberdade. Ela tem o objetivo de ampliar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população carcerária, fazendo com que cada Unidade Básica de Saúde Prisional seja visualizada como ponto de referência da Rede de Atenção à Saúde.

Como a adesão à essa política pública é facultativa por parte dos municípios, a intenção do Iapen é fazer com que cada prefeito entenda que as Unidades Básicas de Saúde necessitam estar sob a responsabilidade destes.

“De imediato, conseguimos o apoio das secretarias municipais de Saúde para a realização de mutirões periódicos até que essa política pública seja implementada definitivamente”, afirmou o presidente do Iapen, Lucas Gomes.

imagem26-02-2019-23-02-04

Os gestores conversaram sobre a implementação do programa da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Penitenciário (PNAISP). (Foto: Ascom Iapen)

Gomes explica que o programa prevê incentivos financeiros por cada equipe cadastrada, o que torna a política interessante tanto para o poder público estadual quanto municipal. Mesmo sem a adesão, os reeducandos já são atendidos pelas equipes de saúde municipais nas Unidades Básicas de Saúde extramuros. Os valores disponibilizados são suficientes para os gastos com a equipe e a compra de medicamentos e insumos como material médico-hospitalar.

“O estado deve cuidar dos seus presos como já vem cuidando. Mas aderindo à política, os municípios podem cadastrar equipes multiprofissionais completas e, assim, nós teríamos um atendimento de qualidade dentro do presídio, evitando a saída dos presos”, ressaltou a gerente de Saúde, Ingrid Kariny da Costa.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/instituto-de-administracao-penitenciaria-busca-implantacao-de-politicas-publicas-no-sistema-prisional

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.