segunda-feira, 15 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Carnaval: relembre 34 enredos em homenagem a personalidades

01/03/2019
in Famosos e Variedades

Diversas personalidades já foram homenageadas no carnaval do Rio e de São Paulo. Desde nomes como Silvio Santos, Xuxa e Roberto Carlos, passando por Ronaldo Fenômeno e Ivo Pitanguy até chegar em políticos como o ex-presidente Lula e o ex-governador Mário Covas.

Relembre alguns desfiles em homenagem a nomes conhecidos a seguir:

Silvio Santos – Tradição – Carnaval 2001

silvio santos

A Tradição homenageou Silvio Santos no carnaval de 2001. ‘Hoje é domingo, é alegria. Vamos sorrir e cantar!’ proporcionou a 8ª colocação no carnaval do Rio de Janeiro à escola. O apresentador levou consigo diversos nomes do SBT para participar do desfile, como Gugu Liberato e Hebe Camargo.

Ana Maria Braga – Águia de Ouro – Carnaval 2004

ana maria braga

O enredo ‘Sou Mais São Paulo… Ana Maria Braga Conta 450 Anos da Culinária Paulistana’ garantiu a 8ª colocação à escola de samba Águia de Ouro no carnaval de São Paulo em 2004.

Roberto Justus – Rosas de Ouro – Carnaval 2012

roberto justus

‘O Reino dos Justus’ foi o enredo que levou a Rosas de Ouro ao vice-campeonato do carnaval de São Paulo em 2012. Tratava-se de uma homenagem ao apresentador e empresário Roberto Justus, que participou do desfile ao lado de Ticiane Pinheiro, com quem era casado à época.

Bibi Ferreira – Unidos do Viradouro – Carnaval 2003

bibi ferreira

Falecida em fevereiro de 2019, aos 96 anos, a atriz Bibi Ferreira foi homenageada pela Unidos do Viradouro no carnaval do Rio de Janeiro em 2003 com o enredo ‘A Viradouro Canta e Conta Bibi – Uma Homenagem ao Teatro Brasileiro’. A escola ficou na 6ª colocação.

Lula – Gaviões da Fiel – Carnaval 2012

lula

Em 2012, a Gaviões da Fiel homenageou o ex-presidente Lula, dois anos após o fim de seu mandato, quando ele passava por um tratamento contra um câncer na laringe – motivo pelo qual não participou do desfile. No carro em sua homenagem, estavam sua mulher, Marisa Letícia, o então presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e ex-jogadores, como Neto. ‘Verás que o Filho Fiel Não Foge à Luta – Lula, o Retrato de uma Nação’ foi o nome do enredo que deixou a escola na 9ª colocação do carnaval de São Paulo.

Xuxa – Caprichosos de Pilares – Carnaval 2004

xuxa

‘Xuxa e Seu Reino Encantado no Carnaval da Imaginação’ foi o enredo da Caprichosos de Pilares no carnaval do Rio de Janeiro em 2004. A escola acabou ficando na penúltima colocação na classificação e por pouco não foi rebaixada.

Roberto Carlos – Beija-Flor – Carnaval 2011

roberto carlos

A Beija-Flor conseguiu o título de campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2011 graças ao enredo ‘A Simplicidade de um Rei’, inspirado no cantor Roberto Carlos.

Veja também: Após pedir demissão, bancário aparece vestido de Homem-Aranha em último dia

Roberto Carlos – Unidos do Cabuçu – Carnaval 1987

roberto carlos2

Não foi a primeira vez que o cantor foi tema de enredo. Em 1987, a Unidos do Cabuçu ficou na 7ª colocação do carnaval do Rio de Janeiro com o enredo ‘Roberto Carlos na Cidade da Fantasia’.

Dercy Gonçalves – Viradouro – Carnaval 1991

dercy gonçalves

A própria Dercy Gonçalves desfilou no alto de um carro alegórico no carnaval do Rio de Janeiro em 1991, quando o enredo ‘Bravo, Bravíssimo – Dercy, o Retrato de um Povo’ garantiu a 7ª colocação à escola Unidos do Viradouro.

Zezé Di Camargo e Luciano – Imperatriz Leopoldinense – Carnaval 2016

zezé di camargo e luciano

A Imperatriz Leopoldinense homenageou Zezé Di Camargo e Luciano com o enredo ‘É o Amor… Que Mexe Com a Minha Cabeça e Me Deixa Assim – Do Sonho de um Caipira Nascem os Filhos do Brasil’ e ficou na 6ª colocação no carnaval do Rio de Janeiro em 2016.

Ivete Sangalo – Grande Rio – Carnaval 2017

ivete sangalo

A escola de samba Grande Rio homenageou Ivete Sangalo no enredo ‘Ivete do Rio ao Rio’, que garantiu a 5ª colocação do carnaval do Rio de Janeiro em 2017.

Chico Buarque – Mangueira – Carnaval 1998

chico buarque

Com o enredo ‘Chico Buarque da Mangueira’, o cantor ajudou a Mangueira a ser a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 1998.

Claudia Raia – Nenê de Vila Matilde – Carnaval 2016

claudia raia

Claudia Raia foi a homenageada no enredo que levou a Nenê de Vila Matilde à 9ª colocação do carnaval de São Paulo em 2016, ‘Nenê Apresenta Seu Musical: Rainha Raia nas Asas do Carnaval’.

Pelé – Barroca Zona Sul – Carnaval 2003

pelé

‘De Três Corações a Coroação. Quem Sou Eu? Rei Pelé’ foi o enredo da Barroca Zona Sul que deixou a escola de samba na 14ª e última posição do carnaval do Rio de Janeiro em 2003.

Marília Pêra – Mocidade Alegre – Carnaval 2015

marília pera

O enredo ‘Nos Palcos da Vida, Uma Vida no Palco: Marília’, da Mocidade Alegre, homenageou a atriz Marília Pêra e conquistou o vice-campeonato do carnaval de São Paulo em 2015. A atriz morreria ao fim daquele ano, meses depois da homenagem.

João Carlos Martins – Vai-Vai – Carnaval 2011

joão carlos martins

O enredo ‘A Música Venceu!’ homenageou o maestro e pianista João Carlos Martins em 2011 e rendeu o título do carnaval de São Paulo à Vai-Vai. Em fevereiro de 2019, João Carlos Martins fez sua última apresentação ao pianoa o lado da cantora Anitta, no ‘Fantástico’.

Veja também: Conheça as donas de casa do Instagram que dão dicas e têm milhares de seguidores

Maria Bethânia – Mangueira – Carnaval 2016

maria betânia

‘Maria Bethânia: A Menina dos Olhos de Oyá’ foi o enredo que levou a Mangueira ao título do carnaval do Rio de Janeiro em 2016.

Ronaldo Fenômeno – Tradição – Carnaval 2003

ronaldo

Com ‘O Brasil é Penta, o R é 9 – O Fenômeno Iluminado’, enredo homenageando o jogador Ronaldo, que havia conquistado a Copa do Mundo de 2002 para o Brasil meses antes, a Tradição ficou na 13ª colocação do carnaval do Rio de Janeiro em 2003, salvando-se do rebaixamento por pouco.

Ronaldo Fenômeno – Gaviões da Fiel – Carnaval 2014

ronaldo

Onze anos depois, em 2014, a Gaviões da Fiel também homenageou Ronaldo com o enredo ‘R9, o Voo Real do Fenômeno’. A escola de samba ficou na 10ª colocação do carnaval de São Paulo.

Elba Ramalho – Tom Maior – Carnaval 2017

elba ramalho

O enredo ‘Elba Ramalho Canta em Oração o Folclore do Nordeste. Toque Sanfoneiro: Forró, Frevo e Xaxado’ garantiu a 12ª colocação à Tom Maior no carnaval de São Paulo em 2017, salvando a escola do rebaixamento por um décimo.

Oscarito – Império Serrano – Carnaval 1978

oscarito

A Império Serrano homenageou o comediante Oscarito no carnaval do Rio de Janeiro em 1978, mas acabou na 7ª colocação, rebaixada com o enredo ‘Oscarito, Carnaval e Samba, uma Chanchada no Asfalto’.

Beth Carvalho – Tatuapé – 2013

beth carvalho

‘Beth Carvalho, a Madrinha do Samba’ foi o enredo que deixou a Tatuapé na 11ª colocação do carnaval de São Paulo em 2011.

Mário Covas – Leandro de Itaquera – Carnaval 2002

mario covas

No ano seguinte à morte do governador de São Paulo Mário Covas, a Leandro de Itaquera homenageou o político com o enredo ‘Mário Covas – São Paulo – Brasil – Meu Orgulho, Meu Amor’. A escola ficou na 6ª colocação no carnaval de São Paulo. Um sósia de Covas, chamado Plínio Augusto de Camargo Neto, participou do desfile, mas teve um enfarte e morreu logo após o término da apresentação.

Elis Regina – Vai-Vai – Carnaval 2015

elis regina1

A Vai-Vai fez uma homenagem a Elis Regina e garantiu o título do carnaval de São Paulo em 2015 com o enredo ‘Simplesmente Elis. A Fábula de Uma Voz na Transversal do Tempo!’.

Elis Regina – Mocidade Independente – Carnaval 1989

elis regina2

Não foi a primeira vez que Elis Regina foi homenageada no carnaval. A Mocidade Independente de Padre Miguel ficou na 7ª colocação do carnaval do Rio de Janeiro em 1989 com o enredo ‘Elis, Um Trem Chamado Emoção’.

Veja também: ‘BBB 19’: eliminado, Gustavo pede desculpas por comentários sobre mulheres

Frank Aguiar – Tom Maior – Carnaval 2006

frank aguiar

‘Em Grandes Sertões Veredas, o Elo Perdido Se Achou. Piauí, a Terra do Sol Me Encantou! Com Frank Aguiar, o Rei do Forró, Eu Vou!’ foi o enredo que garantiu a 10ª colocação no carnaval de São Paulo em 2006 à Tom Maior.

Maurício de Sousa – Unidos do Peruche – Carnaval 2007

maurício de sousa

Maurício de Sousa desfilou ‘ao lado’ de célebres personagens da ‘Turma da Mônica’ como Mônica, Cebolinha e Cascão em 2007, quando a Unidos do Peruche o homenageou no enredo ‘Com Maurício de Sousa, a Unidos do Peruche Abre-Alas, Abre-Livros, Abre-Mentes e Faz Sonhar’. A escola acabou rebaixada no carnaval de São Paulo, na 13ª colocação.

Zeca Pagodinho – Morro da Casa Verde – Carnaval 2002

zeca pagodinho

A Morro da Casa Verde foi rebaixada na 13ª colocação quando homenageou o sambista no enredo ‘O Morro Canta Zeca Pagodinho, o Poeta de Xerém’, no carnaval de São Paulo em 2002.

Mazzaropi – Tucuruvi – Carnaval 2013

mazzaropi

Mazzaropi, clássico ator e comediante do cinema brasileiro, foi homenageado pela Acadêmicos do Tucuruvi no carnaval de São Paulo em 2013. O enredo ‘Mazzaropi: O Adorável Caipira. 100 Anos de Alegria’ deixou a escola na 6ª posição.

Bill Gates – Unidos do Peruche – Carnaval 1999

bill gates

Bill Gates, criador da Microsoft, foi homenageado pela Unidos do Peruche no carnaval de São Paulo em 1999, com o enredo ‘Bill Gates – O Cérebro do Futuro’.

Ivo Pitanguy – Caprichosos de Pilares – Carnaval 1999

ivo pitanguy

A Caprichosos de Pilares conquistou a 9ª colocação no carnaval do Rio de Janeiro de 1999 homenageando o cirurgião plástico Ivo Pitanguy com o enredo ‘No Universo da Beleza, Mestre Pitanguy’.

Ibrahim Sued – Acadêmicos de Santa Cruz – Carnaval 1985

ibrahim sued

O enredo ‘Ibrahim, de Leve Eu Chego Lá – Gente Fina é Outra Coisa’, homenagem ao colunista social Ibrahim Sued rendeu o rebaixamento na 14ª colocação à escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz no carnaval do Rio de Janeiro em 1985.

José Wilker – Império da Tijuca – 2016

josé wilker

Trabalhos marcantes da longa carreira de José Wilker foram lembrados no enredo ‘O Tempo Ruge, a Sapucaí É Grande e o Império Aplaude o Felomenal’, como ‘Roque Santeiro’, ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’ e ‘Senhora do Destino’. Parte da família do ator chegou a participar do desfile, realizado dois anos após a morte do ator. A Império da Tijuca ficou na 7ª colocação da Série A do carnaval do Rio de Janeiro em 2016.

Comente com o Facebook

Fonte: www.feedclub.com.br/carnaval-relembre-34-enredos-em-homenagem-a-personalidades

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.