quarta-feira, 20 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Saúde capacita tutores no método Canguru

11/03/2019
in Acre

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos/Divisão de Saúde da Criança, realiza a capacitação de tutores para trabalhar dentro do método Canguru. O evento acontece até quarta-feira, 13, no auditório da Maternidade Bárbara Heliodora.

A capacitação para tutores tem o apoio da Coordenação Estadual do Método Canguru, da Maternidade Bárbara Heliodora e conta ainda com o apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac).

imagem11-03-2019-17-03-39

Sesacre capacita tutores no método Canguru. Foto: Cedida

Participam da capacitação 35 profissionais da Saúde que atuam na atenção básica e o curso será ministrado pelos tutores estaduais e por Vanessa Peres, consultora nacional do Ministério da Saúde (MS), e tem como objetivo construir uma linha de cuidados para as crianças egressas de unidades neonatais.

O método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para a melhoria da qualidade do cuidado, desenvolvido em três etapas conforme portaria GM/MS nº 1683, de 12 de julho de 2007, que parte dos princípios da atenção humanizada, o que reduz o tempo de separação entre mãe e recém-nascido e favorece o vínculo.

Além disso, ele reduz o risco de infecção hospitalar, o estresse e a dor do recém-nascido, aumenta as taxas de aleitamento materno e melhora a qualidade do desenvolvimento neurocomportamental e psico-afetivo, reduzindo o número de reinternações.

A posição canguru (colocar o bebê na bolsa, próximo ao corpo) é proposta sempre que possível. É uma prática de atenção humanizada ao recém-nascido prematuro ou de baixo peso, desenvolvida em três etapas. Começa antes do parto (período perinatal), seguindo pelo estímulo a ações no parto e na Unidade Neonatal e especial e à entrada dos pais nesses locais.

Na segunda etapa do método, o bebê deve estar estável clinicamente, com ganho de peso regular, segurança materna, interesse e disponibilidade da mãe em permanecer com a criança o maior tempo possível. A terceira etapa ocorre com o bebê em atendimento ambulatorial, com acompanhamento conjunto das equipes de atenção básica, visto que coordenam o cuidado em saúde.

 


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/saude-capacita-tutores-no-metodo-canguru

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.