terça-feira, 13 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

[Coluna] – Assassinato de professora pelo ex choca Rondônia e aquece debate sobre inoperância da polícia nesses casos – Politico

18/03/2019
in Painel Político - Alan Alex

CompartilheTweetAssine

Ela foi morta um dia depois de ter sido agredida e o homem ter sido preso e liberado sob fiança. Desmonte da segurança por Confúcio Moura dificulta qualquer ação, já que falta tudo nas delegacias de Rondônia

Virou rotina

“Mulher é morta pelo ex”. Essa é uma manchete diária nos jornais de todo o país. E não se vê nenhum debate para mudar essa situação. E a cada dia, a violência e os métodos ficam mais cruéis. Para piorar, temos a impunidade. Neste fim de semana a vítima foi uma professora que vivia em Candeias e tentava separar-se do agressor há dois meses. No sábado ela apanhou dele. Ele foi preso e liberado sob fiança de R$ 4 mil. O delegado fez o que estava a seu alcance, o que estava na lei. No domingo, um ensandecido agressor invadiu a residência da ex, bateu no sogro, um idoso de 75 anos e matou, a pauladas, sua ex-companheira.

Horário comercial

Candeias do Jamari não tem delegacia especializada, a conhecida “Delegacia da Mulher”. Porto Velho tem. Mas estava fechada. Só funciona em horário comercial. A grande maioria das agressões ocorrem à noite e nos finais de semana. Mas a Sesdec ignora isso. E não é de agora. É desde que Confúcio Moura foi governador. A culpa é dele. Foi ele quem desmontou a precária, mas funcional, segurança pública que tínhamos em Rondônia. A segurança no Estado é fictícia. Estamos por Deus. E pela coragem dos que ainda se esforçam para tentar nos proteger, com pouquíssimas viaturas e condições precárias de trabalho.

O mínimo necessário

Cada município de Rondônia deveria ter uma delegacia da Mulher. Com policiais mulheres, pelo menos um psicólogo em “stand by” e uma viatura. Isso é o mínimo necessário. O aparelho de segurança e judicial precisa ser modernizado. Agressores são reincidentes. A “cura” só ocorre se o sujeito se dispuser a fazer um tratamento psicológico. Do contrário ele vai agredir de novo. E de novo. Até que um dia vai matar. E vai colocar a culpa “no amor”. No tal “sem você eu não vivo”. Mas vive. Mata e segue vivendo. Virou uma epidemia e ninguém está dando a devida atenção a isso.

Pataquada

O tal movimento que prega o fim do Supremo Tribunal Federal é tão absurdo quanto Deltan Dallagnol querer gerenciar R$ 2,5 bi de dinheiro da Petrobrás . Em Rondônia 21 pessoas se dispuseram a “ir às ruas” para defender tamanha tolice. O Brasil, para quem ainda não entendeu, é uma República Federativa composta por três poderes, Legislativo, Judiciário e Executivo. Temos leis que regem cada um desses poderes. O Supremo tem cometido erros gravíssimos, a prisão em segundo grau é um deles já que fere a Constituição Federal e o caso é tão sério que a própria Corte evita mexer na bagunça criada por ela própria.

Porém

As instituições precisam e devem ser preservadas. O brasileiro precisa parar com essas asneiras de querer fazer as coisas na marra. Se você quer mudança, comece votando em pessoas que tem projetos e clarezas sobre o Brasil e a região em você habita. Ou que pelo menos conheça a estrutura política-administrativa do país em que nasceu.

Taquígrafos

A Assembleia Legislativa deve começar a convocar os aprovados no concurso público realizado em 2018. Os primeiros a ser chamados devem ser os taquígrafos.

Subdimensionado

Falando em Assembleia, o responsável pelo projeto do novo prédio deve ser a pessoa mais sem noção do planeta. Sub-dimensionaram a quantidade e o tamanho dos elevadores, e como resultado, longas filas se formam nos andares.

Quem sabe?

Alguém ai sabe informar quanto custaram aqueles canteirinhos com flores que foram espalhados pela prefeitura na Avenida Sete de Setembro e foram pivô de pesadas críticas por parte do vereador Márcio Oliveira contra o prefeito Hildon Chaves?

Pesada

A edição digital da CNN do Chile estampou em sua página que o presidente Jair Bolsonaro tem envolvimento direto com a morte da vereadora Marielle Franco. O jornal divulgou que cinco fatos amparam essa acusação, que a meu ver é totalmente precipitada e não tem nada que comprove isso. Segundo a CNN o fato de Ronnie Lessa ser vizinho, do filho de Bolsonaro ter namorado a filha de Lessa, a foto de Bolsonaro e Elcio Queiroz, o fato do miliciano Adriano Magalhães da Nóbrega ter trabalhado no gabinete de Flávio Bolsonaro e a defesa de milícias e milicianos feitas pelo presidente por seus filhos, em situações distintas, são “provas”.  

Mais evidências indicam que uso de vitaminas no pré-natal reduz o risco de autismo

O uso de vitaminas durante o primeiro mês de gestação pode reduzir pela metade o risco de transtorno do espectro autista (TEA) em irmãos de crianças afetadas, de acordo com as descobertas publicadas on-line em 27 de fevereiro no periódico JAMA Psychiatry. Embora algumas pesquisas tenham associado o uso materno de suplementos de ácido fólico durante o início da gravidez com a redução do risco de TEA na criança, não houve estudos sobre esta associação em irmãos mais novos de crianças diagnosticadas com TEA. A Dra. Rebecca J. Schmidt, Ph.D., da University of California, Davis, e colaboradores examinaram a recorrência de TEA em famílias consideradas de alto risco dada a existência, na prole, de uma criança mais velha com este diagnóstico. O foco em alto risco diminui a necessidade de recrutar um grande número de famílias, não é necessário acompanhar os casos iniciais, e é possível comparar as crianças que vivem em ambientes semelhantes e que compartilham em média metade de seus genomas. Estudos mostram que irmãos de crianças com TEA têm um risco 12 vezes maior em relação à população em geral, ou seja, uma incidência de TEA variando de 19% a 24%. Irmãos de crianças com TEA também têm maior risco de atraso de linguagem, déficit de atenção, deficiência intelectual e outras características autísticas.

imagem18-03-2019-22-03-16

Fonte: politico.painelpolitico.com/coluna-assassinato-de-professora-pelo-ex-choca-rondonia-e-aquece-debate-sobre-inoperancia-da-policia-nesses-casos

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.